Festejos marcam dia da Padroeira em Caucaia

Escrito por Redação ,
Fiéis celebram dia de Nossa Senhora dos Prazeres com muita festa na Igreja Matriz. Evento reúne população vizinha

Caucaia. As comemorações em homenagem à Padroeira do Município de Caucaia, Nossa Senhora dos Prazeres, prosseguem até o próximo dia 15. A abertura oficial da tradicional festa aconteceu com uma procissão pelas principais ruas do Centro da cidade. Após a caminhada foram hasteadas as Bandeiras do Brasil, Ceará, Vaticano, Caucaia, Padroeira e o Brasão da Vila de Soure (antigo nome de Caucaia). Em seguida foi celebrada uma missa, ministrada pelo bispo dom Edmilson Cruz, como parte do encerramento do evento na praça com apresentações de violeiros da região.

As festividades acontecem até 15 de agosto com uma vasta programação, que inclui novenário, apresentações da Banda Municipal de Caucaia, grupos religiosos e com a participação de artistas da terra, como o show do padre Antônio Maria. Além das missas realizadas na Igreja da Matriz, outras localidades também são beneficiadas com as celebrações. No último dia 6, foram celebradas missas no Parque Soledade, São Gerardo e Açude.

Durante todos os dias de festa, moradores e visitantes podem utilizar os serviços prestados pelos estandes montados na praça principal, localizados na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, por trás da Igreja. O destaque são as atividades na área da Cultura e Ação Social, que mantêm com programação no Casarão da Cultura. São exposições de artes, artesanatos e comidas típicas. Os estandes ficam abertos à visitação pública durante todo o evento. Logo depois da liturgia será realizado um show de forró com a Banda Limão com Mel, no palco montado ao lado da Praça do Espaço Cultural. A primeira novena foi ministrada por Dom Hering, vice-presidente do Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Tradição

A Festa da Padroeira de Caucaia é uma das mais tradicionais do município e atrai um grande número de pessoas da localidade e de outros municípios e Estados. As atrações acontecem em três pontos: Praça da Matriz, com os eventos litúrgicos; no Anfiteatro, com exibições de filmes e peças teatrais; e ao lado do Espaço Cultural, com realização de shows e apresentação de bandas de forró. A secretaria de Gestão e Promoção da Educação, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Cultura e das Artes (Fundecult), realiza, a partir das 19h, várias atividades no Anfiteatro do Espaço Cultural durante os festejos da padroeira.

Amanhã, haverá apresentação do Grupo Flor de Kactus, Flautas e Violinos. Durante todos os dias do festejo, a Banda Municipal de Caucaia se apresenta na praça central como parte da programação das comemorações da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres.

O momento é um dos mais esperados pela população local, principalmente por ser uma oportunidade a mais para reencontrar amigos do tempo da infância e relembrar o passado que ainda se torna tão presente na memória dos cidadãos de Caucaia.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Caucaia
Rua 15 de novembro, 1557
(85) 3342.3000
pmcaucaia@fortalnet.com.br