Espetáculo encena a vida de São Francisco

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A peça ´Francisco - o Homem que se tornou Santo´ deve atrair milhares de visitantes para Canindé


Fortaleza. A vida de São Francisco de Assis já foi motivo de inspiração para muitos artistas, como escritores, pintores, cantores, poetas, e também artistas do teatro. É que o santo não pára de fascinar aqueles que conhecem a sua história.

No Ceará, a partir de amanhã, o espetáculo “Francisco - o Homem que se tornou Santo” deverá atrair milhares de visitantes, tanto devotos quanto curiosos, para a cidade de Canindé, a fim de reviverem um pouco da vida do santo, que é tão querido pelo cearense.

Até o próximo sábado, dia 6, a peça, que tem início às 19 horas e duração de duas horas, terá apresentações diárias no Teatro Jardim de São Francisco, um espaço especialmente construído para abrigar o evento teatral.

O grande fascínio do espetáculo está na própria história de São Francisco de Assis e na forma que se retrata a vida do santo. Ao ar livre, a peça emociona aqueles que, às vezes, vêm de longe para assisti-la e pedir a bênção do santo. Os 350 integrantes do elenco dão forma e cor à sua história famosa.

Inspiração

Há oito anos, mais de 400 pessoas se organizaram e realizam, desde então, o maior espetáculo de teatro ao céu aberto do Ceará. “Contar a fantástica história de Francisco Bernardone, um jovem que tinha tudo na vida: amigos, amores, poder e riquezas e abandonou tudo para andar pelo mundo confortando as pessoas através da palavra divina, foi nossa inspiração inicial e nossa força para vencer os desafios nestes oito anos”, afirma o idealizador e coordenador do projeto, José Alberto Simonetti.

“Representar a história de um homem santo, tentar entendê-lo, viver e repassar para outros seu exemplo foi e é o desafio que faço a mim mesmo todos os dias e esse desafio está sendo compartilhado, de alguma forma, por todos que estão construindo o espetáculo juntos”, garante.

A peça “Francisco - O Homem que se tornou Santo” é o resultado dessa inspiração. Em três atos e com uma duração de aproximadamente duas horas, o espectador surpreende-se com os figurinos de época, os 20 cenários móveis, os 1.500 adereços de cena, a qualidade técnica do som digital, iluminação cênica, 150 técnicos, 15 cavalos e a movimentação de 350 atores e figurantes, como peregrinos, guerreiros, leprosos, mendigos, populares, nobres, saltimbancos, religiosos, demônios, anjos e santos.

Criação

Desde 1999 foram 59 apresentações, assistidas por mais de 170 mil pessoas. O espetáculo ganhou mais força de representação em 2006, com a aquisição de terreno e construção da primeira etapa do Teatro Jardim de São Francisco, um espaço especialmente construído para abrigar o evento. Em 2007 concretiza-se a Companhia Teatral Jardim de São Francisco, com elenco mais experiente. A produção consolida-se no calendário da romaria como atrativo no turismo cultural religioso de Canindé. A peça começou a ser encenada em Canindé, em 1999, com a iniciativa do Instituto de Cultura de Arte do Ceará (Incarte), para oferecer um atrativo diferenciado para os milhares de romeiros que se deslocam de suas casas para louvar São Francisco e, assim, atrair turistas, movimentar o comércio da localidade e investir na formação de crianças e jovens da região.

Nos dois primeiros anos o espetáculo aconteceu na Praça dos Romeiros, espaço com capacidade para 40 mil pessoas, onde são realizadas novenas e missas durante os festejos de São Francisco. Nos anos seguintes a peça foi encenada em uma praça pública e na área de lazer da paróquia.

Projeto

Ainda em 2000, surgiu a idéia de se construir um grande teatro para abrigar o espetáculo e os programas de inclusão social do Incarte. Somente em 2006 é que o plano começa a se concretizar com a aquisição de terreno e construção da primeira etapa do Teatro Jardim de São Francisco, um espaço especialmente construído para abrigar o evento. Este é o segundo ano que o espetáculo acontece no novo espaço.

O projeto, uma promoção do Instituto de Cultura e Incarte e Limite Z, tem o apoio institucional do governo do Estado do Ceará, o patrocínio da Oi & Oi Futuro e do governo Federal, através da lei federal de incentivo à cultura, além do patrocínio de SP Combustíveis.


SAIBA MAIS

Elenco da peça
Francisco: Felipe Gadelha
Papa Inocêncio III: Ary Sherlock
Deus: Cid Moreira
Pedro Bernardone: Magno Calixto
Jesus Cristo: Jucélio Nell
Maria: Francilene Rodrigues
Tentação: Tatiana Lima, Gilson Tenório e integrantes da Companhia Teatral Jardim de São Francisco
Participação Especial: Grupo Xiquexique & Cia. VRA de Teatro.

Coordenação e Produção

Coordenação Geral: José Alberto Simonetti
Produção Executiva: Cristina Cabral, Dora Freitas, José Alberto Simonetti
Coordenação de Relações Públicas: Cristina Cabral
Direção: Acácio de Montes, Josa Pinheiro, José Alberto Simonetti
Luz: S & S Iluminação
Som: Soma Produções
Palco: Andaimes Eventos
Texto: José Alberto Simonetti Gomes

Vendas antecipadas

Araquatur
Rua Monsenhor Tabosa, 1063, Fortaleza
Fone: (85) 3087.7306, 3088.4198 e 88.61.95.10
Hospital Regional São Francisco
Praça Frei Aurélio, 1397
Canindé
Fone: (85) 3343.2110

TURISMO RELIGIOSO

170 mil pessoas já assistiram ao espetáculo, em 59 apresentações, desde 1999. A produção consolida-se no calendário da romaria como atrativo no turismo cultural religioso de Canindé.

Mais informações:
Romaria de São Francisco de Canindé, Secretaria da Paróquia
(85) 3343.0017
Centro Histórico de Pesquisa Paroquial
(85) 3343.0774

AN COPPENS
Repórter