Cresce mercado para produtos personalizados

O consumidor vem revelando uma preferência crescente por artigos que trazem a sua marca individual

Escrito por Redação ,
Legenda: As camisas coloridas, com fotos ou mensagens do próprio cliente são as preferidas fotos: ellen freitas A

Russas Atualmente, o mercado oferece várias opções de serviços de personalização de produtos. Um dos mais procurados é o serviço de sublimação, que é um processo de impressão em tecido e outros materiais de difícil tratamento. A Personal Print, neste município, se especializou neste tipo de serviço, bem como na criação da arte para diversas ocasiões, atendendo à demanda da clientela da região.

Seja em uma camisa de evento, de homenagem, um fardamento, um abadá de carnaval de uma turma de amigos, canecas, chinelos ou mouse pads, os produtos personalizados caíram no gosto da clientela por darem mais liberdade à criatividade e serem principalmente objetos presenteáveis.

A boa qualidade do serviço e da matéria prima são fundamentais para garantir um produto bonito e duradouro. O processo não é tão simples e requer atenção nas suas etapas.

De acordo com o proprietário da loja, Samuel Moreira, a ideia de montar a loja de sublimação veio de uma tia, que atua como designer, e, juntamente com isso a necessidade do mercado em 2012, onde a oferta de serviço ainda era mínima.

"No mercado não havia as opções que existem hoje e, mesmo assim, a demanda era crescente, então começamos a pesquisar para montar a loja", conta.

Ele lembra que, antes de criar a loja, foram seis meses de uma série de testes, usando diversas tintas e materiais, para que o processo de sublimação saísse perfeito, garantindo um produto de qualidade.

A forma mais usada para impressão em objetos é a transferência térmica, onde consiste na utilização de impressoras à jato, que utilizam tinta específica para sublimação em papeis especiais. Esses papeis impressos, por sua vez, são transferidos para os materiais (camisas, por exemplo), por meio de uma prensagem quente.

O processo é igual a uma "transfer", porém o diferencial está na tinta, desenvolvida especialmente para esta aplicação.

Variedade

"A dificuldade foi acertar a tinta correta e o tempo na prensa. Observamos que não é ideal que a tinta que você começa a usar numa impressora seja trocada, já que isso pode danificar o máquina e com isso vem as perdas", explica.

Passado esse processo de pesquisa, a loja foi aberta, oferecendo uma variedade de produtos, sendo as camisas o carro chefe da loja. As artes das impressões são criadas na própria loja, acompanhadas das avaliações dos clientes antes de serem impressas nos produtos. Com a crescente demanda e a necessidade de se investir em equipamentos maiores, em oito meses a loja se expandiu e necessitou da contratação de funcionários. "No início éramos apenas eu e outra pessoa. Hoje já tem duas meninas que trabalham com a gente e uma costureira, que é quem faz as nossas camisas", complementa Moreira. A loja completou dois anos de atuação no mercado no último dia 2 de maio.

Como a encomenda de camisas personalizadas estão na preferência da clientela, Moreira conta que a loja faz, em média, mil camisas por mês porém, em épocas de datas comemorativas. Mas na época do carnaval, esse número aumenta.

"O carnaval é a época em que os pedidos se multiplicam, porque é muita gente querendo fazer abadá", ressalta.

Para a Copa do Mundo, ele conta que já está com pedidos, principalmente de empresas, que buscam personalizar o uniforme dos funcionários com a marca das empresas e as cores verde e amarela do Brasil.

"A tendência, até junho, é que as encomendas sejam triplicadas por causa da Copa. O ideal é que, quem deseja fazer camisas personalizadas, que façam os pedidos com antecedência", alertou o empresário.

Os preços das camisas são acessíveis, variam de R$ 15,90 a R$ 25,90, dependendo da estampa que o cliente deseja. Encomendas acima de 50 peças têm desconto e o pagamento pode ser feito no cartão de crédito. Desde que montou a loja, Moreira conta que as vendas cresceram 70%.

Qualidade

"Prezamos muito pela boa qualidade dos produtos que fabricamos, que o cliente esteja satisfeito com a arte, e a qualidade da impressão, que é o grande diferencial entre as lojas que fazem esse trabalho, que seja realmente o que o cliente espera", ressalta Moreira. Além de Russas, a Personal Print atende à clientela dos municípios vizinhos de Quixeré, Jaguaruana, Limoeiro do Norte e outras cidades da região.

Ellen Freitas
Colaborador