Continua a chover pouco em todo o Estado

Continua a chover pouco em todo o Estado embora a previsão seja da volta das precipitações com maior intensidade

Escrito por Redação ,

As poucas chuvas que têm caído nos últimos três dias no Estado estão associadas ao posicionamento e atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária que se forma a aproximadamente 12Km de altura, e da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias.

> Nível dos açudes é preocupante

Por isso, das sete horas de ontem até as sete horas desta terça-feira, segundo atualização do site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), às 7h30, choveu em apenas sete municípios. A maior intensidade foi em Camocim, com 108 milímetros. Ao longo do dia, esses dados serão complementados.

Segundo o meteorologista Leandro Valente, o VCAN é um sistema que inibe a formação de nuvens e está com o seu centro sobre o Ceará, "o que acaba implicando numa condição atmosférica desfavorável. Isso acontece em qualquer região onde se aproxima esse sistema". A boa notícia para os cearenses é que o VCAN tende a se afastar nas próximas horas para a região oeste do País. Com isso, as chuvas devem retornar com mais força ao Ceará.

Previsão

Durante a  manhã de hoje, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável. À tarde e à noite, há possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte e nas demais regiões céu parcialmente nublado.

Nesta quarta-feira, "entre a madrugada e manhã, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea. No decorrer do dia, céu com poucas nuvens em todas as regiões cearenses". Já na quinta-feira, "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente, entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia". 

Confira lista dos municípios que registraram chuvas, segundo a Funceme

Camocim: 108.0 mm

Senador Sá : 17.0 mm

Iracema: 11.0 mm

Mulungu: 6.0 mm

Russas: 5.0 mm

Amontada : 2.2 mm

Morrinhos : 2.0 mm