Ceará lidera desligamentos de linhas de transmissão em decorrência de queimadas no Nordeste

Ao todo, foram registrados 59 episódios de queimadas que geraram saídas de operação das linhas

Escrito por Redação ,

O Ceará liderou o número de casos de desligamento de linhas de transmissão em decorrência das queimadas em todo o Nordeste em 2019. Os dados são da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e foram divulgados nesta quinta-feira (10). Segundo a Chesf, 59 casos de queimadas que geraram saídas de operação das linhas foram registradas. 

Nos municípios de Icó, Milagres, Banabuiú e Quixadá, que apresentaram os casos mais graves de queimadas, a Chesf reforçou a campanha contra queimadas nas rádios. O período de maior incidência das ocorrências é de agosto a novembro. 

"As queimadas são ilegais e é preciso haver uma conscientização sobre essa questão. O problema afeta toda a sociedade com a falta de energia elétrica, por isso, é importante que a sociedade esteja em alerta", afirma Narion Ranieri Cardoso, coordenador das ações de combate às queimadas na Chesf.

Ainda conforme a companhia, informações contra as queimadas já estão nas rádios que alcançam as regiões com maior incidência de casos. O slogan é "Queimadas só traz sofrência". Peças da campanha estão disponíveis no portal www.chesf.gov.br.

Queimadas no Ceará

Em geral, segundo a Chesf, os casos de queimadas no Ceará têm relação com fogo em roçados, o que é ilegal e desaconselhada pelas autoridades ambientais."São verificados, também, casos em que o fogo começa no entorno das estradas, o que pode ser ocasionado por cigarros jogados acesos na pista. 

Maranhão e Piauí

No Maranhão e no Piauí, as linhas de transmissão apresentaram 13 desligamentos de agosto a novembro do ano passado. Conforme a Chesf, também foi reforçada campanha de rádio nas regiões onde foram verificadas as maiores incidências de queimadas. 

Os desligamentos prejudicam o fornecimento de energia elétrica não só para municípios como Caxias, Presidente Dutra e Timon (MA) e Teresina, Picos e Piripiri (PI), mas também podem ocasionar desligamentos de grandes proporções.