Buldogue Inglês conquista cearenses

O Ceará está bem representado neste raça que apresenta muitas vantagens, mas requer atenção especial

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: O jovem "Noble Warrior Bark", forma o plantel de Gustavo Nogueira. O cão é filho do Campeão Brasileiro e Panamericano "Atrus Impact Bulls" e vai ficar entre os padreadores do Canil
Foto: FOTO: Cláudia Xavier

Fortaleza. Muitos gostam do Buldogue Inglês, mas nem todos podem tê-lo. A não ser que a pessoa se comprometa com os cuidados exigidos pela raça. Sendo assim, pode ter a certeza de estar ganhando um amigo fiel, amoroso e brincalhão. E, quem sabe, um campeão nas exposições de cinofilia.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, há criadores dispostos a preservar e desenvolver as qualidades deste cão, não só para companhia no dia a dia, mas com exemplares que se destacam nas pistas cinófilas. Jacobi Júnior é um deles.

Ele cria a raça há mais de três anos, com canil registrado no Kennel Clube do Estado do Ceará (KCEC), o Jacobi Bulldogs. Seu plantel é formado por três machos reprodutores, quatro fêmeas matrizes, duas fêmeas jovens e dois filhotes para futuras matrizes. Alguns têm títulos de campeões.

Entre eles estão o "Malybull Sebastian", que já fechou todos os títulos do campeonato - campeão filhote, jovem campeão brasileiro, campeão brasileiro, grande campeão brasileiro e campeão internacional; o "Moonstone Farms Sugar", campeão brasileiro; e o "Tucky Malybull Cigano", jovem campeão.

Para os interessados na raça, ele recomenda nunca adquirir o cão por impulso. "É preciso fazer uma pesquisa com o Kennel da sua cidade, pegar informações com os criadores, marcar uma visita para ver os pais da ninhada. Assim você terá uma base de como seu filhote vai ficar quando crescer. Escolha o filhote", afirma Jacobi.

Pela sua experiência de criador, orienta que o cão deve viver em local arejado e com água fresca. Se for em apartamento, verificar se há boa sombra onde ele vai ficar, pois os Buldogues são muito acessos ao calor. "É um cão de companhia, mas, mesmo assim, é aconselhável a supervisão de um adulto, principalmente se for um filhote".

Na sua avaliação, o Ceará ainda está "engatinhando" na raça. "Temos que melhorar muito. As pessoas que criam e as que adquirem a raça devem pesquisar mais sobre o padrão da raça e genética. Escolher melhor onde adquirir seu exemplar. Aqui as pessoas só querem saber se o filhote é gordinho e barato, não ligam muito para qualidade. Esse pensamento tem que mudar e nós, da família Jacobi Bulldogs, estamos batalhando muito para trazer uma genética de qualidade para os nossos cães".

Adaptação

Outro criador de destaque na raça é Gustavo Nogueira, do Canil Noble Warrior, também registrado no KCEC. Seu plantel está formado por um padreador jovem, quatro matrizes jovens e uma matriz adulta.

"Contamos também com a parceria do Canil Bull pertencente a Priscilla Jansen e Rodrigo Rodrigues, com os padreadores Atrus Impact Bulls "Buddie" e Labrabull Natan Snow Jawel", afirma.

"O Buldogue Inglês adapta-se muito bem a qualquer lugar. Não é um cão muito agitado e que precise de muitos exercícios. Com isso, muita gente cria até mesmo em apartamento", diz ele, observando também que a raça adapta-se muito bem a pessoas de diferentes idades.

"É bastante simpático. Como são gordinhos e possuem muita forca, é necessário haver atenção na hora das brincadeiras com idosos ou crianças para evitar acidentes, pois costumam tornarem-se pesadas'', adverte. Por isto, diz que o criador que combina com o Buldogue é aquela pessoa calma, adepta de caminhadas moderadas. Nada de calor ou excesso de atividades físicas.

Na sua avaliação, o Ceará está muito bem na criação da raça no Brasil. "Podemos destacar o Buldogue Inglês, Atrus Impact Bulls Buddie'', cão nº 1 do Estado do Ceará, Campeão Brasileiro e Campeão Panamericano, pai do nosso futuro padreador Noble Warrior Bark". Ele também recomenda, para quem quer iniciar na criação, conhecer os pais do exemplar, o local onde vive e que tipos de cuidados o animal recebe. "São cães extremamente amorosos, companheiros e brincalhões", afirma Gustavo.

Mais informações

Jacobi Bulldogs - (85) 8610.4021
www.jacobibulldogs.com.br
Canil Noble Warrior
(85) 8216.7098
gustanbanw@gmail.com

Valéria Feitosa
Editora