Ato em Iguatu faz homenagem para as mais de 200 vítimas da Covid-19 na cidade

O momento foi uma forma de lembrar que esses óbitos "são pessoas, são saudades e lutos de alguém", explicou o organizador

Homem acende velas em Iguatu em homenagem às vítimas da Covid-19 no município
Legenda: O município acumula 202 óbitos em decorrência da doença, segundo o boletim divulgado pela prefeitura
Foto: Wandenberg Belém

Velas foram acesas e espalhadas pela rotatória da Av. Marechal Castelo Branco, em Iguatu, na noite desta quarta-feira (23), para homenagear as mais de 200 vítimas feitas pela Covid-19 no município.  

"Além de ser um dia simbólico, Dia de São João, a gente costuma, culturalmente, acender velas para o santo, hoje também é um dia da gente lamentar pelas 200 mortes que aconteceram já em Iguatu de Covid-19. Lembrar que são pessoas, são saudades e lutos de alguém. E é mãe, é pai, é filho, irmão, colega, amigo, esposa, namorada, que se perdeu nessa história", lamenta o ambientalista Dauyzio Alves, idealizador do tributo.   


A inciativa partiu do grupo Frente Popular com intuito de honrar a memória das pessoas que vieram a óbito devido à doença, mas também protestar pela demora na aquisição de vacinas por parte do Governo Federal, que compra e distribui os imunizantes através do Ministério da Saúde.  


"Nós perdemos 200 pessoas no Iguatu e um aparcela considerável dessas pessoas poderiam estar aqui conosco. Uma delas foi meu colega de trabalho, professor Ismael. Por um espaço de um mês ele não foi vacinado. Entre seu falecimento e o dia dele de poder tomar vacina como professor do ensino superior. Então, muitas dessas 200 mortes e esses mais de meio milhão de brasileiros mortos poderiam ser evitados", afirma a professora Jaqueline de Souza.   

Até esta quarta-feira, o município acumula 202 óbitos em decorrência da Covid-19, segundo o boletim divulgado pela Prefeitura de Iguatu. Ao todo, 10.210 pessoas já foram acometidas pela doença, sendo que dessas 8.553 já se recuperaram.   

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará