Arquitetura, cultura, história, gastronomia e cinema no Interior

Diversos municípios do Estado contarão com programações culturais durante os próximos dias

Escrito por Redação ,
Legenda: Uma mostra fotográfica visa despertar para a importância da valorização do patrimônio histórico de Senador Pompeu

Fortaleza. O evento "Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano - Arquitetura, Cultura e História" contará com duas exposições fotográficas e um seminário. O projeto visa conscientizar sobre a importância da salvaguarda da memória a partir das relações visuais de reconhecimento com a cidade, o patrimônio arquitetônico e os costumes do cotidiano revelados por meio da história local, ilustrada por fotos históricas.

A programação tem início hoje (11), às 14h, no Centro Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe no centro da cidade de Senador Pompeu, e conta com duas exposições, sendo uma sobre "costumes e cotidiano" e a outra sobre "arquitetura, cultura e história", ambas contadas a partir de fotografias antigas, além de um seminário abordando o mesmo tem.

O objetivo deste projeto é sensibilizar a população para a importância da preservação, salvaguarda e tombamento de suas construções coloniais, além de resgatar memórias apagadas por acontecimentos históricos marcados pela violência e que muitas vezes tendem a ser relegados ao esquecimento coletivo. Como é o caso dos "campo de concentração" de Senador Pompeu, onde ainda se pode encontrar vestígios de um passado triste, mas que deve ser lembrado para não ser repetido.

Cada exposição contará com 15 fotografias. Elas têm curadoria de Maíra Ortins, cuja trajetória na cultura é extensa e conta com experiência desde a curadora a gestão pública. O projeto "Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano - Arquitetura, Cultura e História" tem o apoio do governo do Estado e Prefeitura Municipal de Senador Pompeu, com realização do Instituo Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente.

Saberes & Sabores

Viajando para o Sul do Ceará, com a proposta de transformar a região do Cariri em um grande palco da gastronomia regional e nacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE) está realizando o "Saberes & Sabores - edição Cariri 2015: na rota da inovação". O evento teve início na quarta-feira (9) e se estende até amanhã (12).

Para o gerente de Negócios Estratégicos do Senac-CE no Cariri, Isaac Coimbra, a realização do Saberes & Sabores marca um novo tempo na gastronomia do Cariri, "onde o Senac vem desenvolvendo um conjunto de ações para fomentar o setor, gerando novas oportunidades e novos postos de trabalho que irão melhorar a qualidade de vida dos caririenses no setor que mais cresce no País, a gastronomia".

A programação contempla exposição de produtores locais, realização de palestras e debates com temas voltados ao segmento de alimentos e bebidas e oficinas gastronômicas, com chefs regionais e nacionais.

Serão 16 profissionais, alguns de renome nacional, como a curadora da Pós-graduação em Gastronomia Brasileira do Senac-SP e autora do livro Brasil a Gosto, Ana Luiza Trajano. Flávia Quaresma, chef formada em Paris e apresentadora do programa "Mesa para dois" do GNT, e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park e autor do livro "Cozinha Tropical Cearense", também estarão presentes.

O espaço conta, ainda, com um menu degustação, jantar magno, realização de fun press para divulgação da cultura e gastronomia da região, além de apresentações artísticas culturais locais.

O evento será dividido em dois espaços. O "Senac na Praça - Food Park" é aberto ao público e conta com oito restaurantes convidados, quatro food trucks, lounge, espaço dos expositores com produtos locais, espaço oficina Senac cozinhando ao vivo e palco para apresentações.

Entre os pratos elaborados nas atividades estão a Tapioca com Tilápia, Cortine de Cordeiro Caririense com Purê de Feijão Verde, Pão Caseiro com Crosta de Queijo Coalho e Brownie de pé de moleque com brigadeiro de Coco. O segundo espaço será no hotel IU-Á, parceiro do evento. Destinado para participantes inscritos, o local será palco de oficinas, palestras e demonstrações gastronômicas.

Mostra de cinema

Em sua 5ª edição, a Mostra de Cinema de Iguatu começa neste sábado (12). O evento conta com ampla programação gratuita e presta homenagem ao cineasta Karim Ainouz, 10 anos após as gravações de "O Céu de Suely", que foi rodado na cidade. A mostra prossegue até o próximo dia 18.

Realizada desde 2010, graças ao esforço coletivo de cinéfilos e cineastas da cidade, neste ano a programação ganha corpo e traz diversas novidades para a público. "A Mostra existe para ser um panorama dos muitos cinemas que estão sendo feitos. Queremos que essas produções cheguem à nossa cidade natal e que essa vontade em ver e fazer cinema seja multiplicada", conta César Teixeira, um dos idealizadores do evento.

Assim, as exibições contemplam curtas, médias e longas-metragens, de gêneros diversos, da ficção ao documentário, do adulto ao infantil, e acontecem todas as noites, no Sesc Iguatu.

Para Kamille Costa, também idealizadora da Mostra, as gravações do filme "O Céu de Suely" representaram um marco na relação dos iguatuenses com a sétima arte: "Ele marcou muito porque nossa cidade estava dentro do filme e o filme dentro dela. Ao mesmo tempo, era uma contradição termos um filme tão importante para o audiovisual nacional gravado lá e não termos um cinema para apreciá-lo. Foi isso que nos motivou a criar a Mostra", explicou.

Iguatu já teve quatro salas de cinema, mas há muitos anos nenhuma funciona. Karim receberá o Troféu Água Boa na noite de abertura (12), e contará com uma retrospectiva de sua filmografia dentro da programação.

Em paralelo às exibições, a Mostra contará com o 1° Ciclo de Oficinas e Workshops, de 14 a 19 de setembro, onde será ofertada uma gama de ações voltadas para a capacitação em audiovisual, além da promoção de debates entre realizadores e público.