Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Ricardo Capelli assume GSI interinamente após renúncia de general Gonçalves Dias

Dias renunciou após vazamento de vídeo em que ele aparece no Planalto durante ataques de 8 de janeiro

Escrito por Redação ,
Ricardo Capelli
Legenda: Ricardo Capelli foi escolhido por Lula para assumir GSI interinamente
Foto: Agência Brasil

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, deve assumir interinamente o Gabinete de Segurança Nacional após a renúncia de Gonçalves Dias, na tarde desta quarta-feira (19).

O nome de Capelli foi anunciado pelo Ministro da Secretaria de Comunicação Social da presidência, Paulo Pimenta. Jornalista e especialista em administração pública, Ricardo foi interventor no Distrito Federal após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. 

O GSI sofre crise após divulgação nesta quarta-feira (19) de vídeos em que membros da pasta aparecem no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, durante invasões aos Três Poderes em Brasília.

"O presidente Lula convidou Ricardo Capelli para ocupar a secretaria executiva do GSI e assumir interinamente o ministério até que um novo ministro seja nomeado", disse.

Lula também decidiu exonerar o secretário executivo do GIS, Ricardo José Nigri, segundo Pimenta afirmou ao jornal O Globo.

Gonçalves pediu demissão após reunião com o presidente Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto. 

Membros do GSI no planalto durante atos golpistas

Um vídeo divulgado pela CNN mostra o general Gonçalves Dias no Planalto durante os ataques ao edifício sede da Presidência do Brasil. 

Um registro das 16h29 de 8 de janeiro mostra o ministro caminhando no 3º andar do prédio. Primeiro, ele anda sozinho na antessala do gabinete do presidente da República. Gonçalves Dias tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete. 

Após alguns minutos, ele aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele indica a saída de emergência ao grupo e não atuou para deter os manifestantes. 

Outros integrantes do GSI surgem nas imagens em seguida e também parecem indicar o caminho de saída para os invasores que estavam no mesmo pavimento. As imagens mostram que, em vários momentos, funcionários do GSI e os invasores circulavam no Palácio do Planalto.

Após o vazamento dos vídeos, Dias apresentou atestado médico e faltou  à audiência marcada na Comissão de Segurança Pública da Câmara, marcada para a tarde desta quarta-feira (19). 

Veja também

Com a repercussão, o GSI disse em nota que as imagens mostram "atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto".

O que é GSI? 

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o órgão do governo brasileiro responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República no assessoramento em assuntos de segurança. 

A pasta é responsável pela coordenação da área de inteligência do governo e está ligada a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Uma das funções do órgão é coordenar as atividades de segurança da informação e das comunicações no âmbito da administração pública federal; incluindo a segurança cibernética, a gestão de incidentes computacionais, a proteção de dados, o credenciamento de segurança e o tratamento de informações sigilosas. 

O GSI afirmou que realiza investigações internas sobre a conduta de seus agentes durante a invasão e depredação às sedes dos Três Poderes

 

 

Assuntos Relacionados