'Não admitirei desrespeito', diz Lira sobre transfobia de Nikolas Ferreira
O presidente da Câmara pediu desculpas às pessoas que se ofenderam pelo discurso do parlamentar
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, se pronunciou contra a atitude do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), após discurso transfóbico no plenário nesta quarta-feira (8), que apareceu de peruca para minimizar mulheres trans. Lira usou seu Twitter também para pedir desculpas às pessoas ofendidas pelo parlamentar.
"O Plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos. Não admitirei o desrespeito contra ninguém. O deputado Nikolas Ferreira merece minha reprimenda pública por sua atitude no dia de hoje", escreveu.
O discurso de Nikolas foi duramente criticado durante o dia. A deputada federal Duda Salabert, que já move outros dois processos contra Ferreira, informou que entrou com uma representação para que o parlamentar seja punido por quebra de decoro.
Diversos deputados protestaram contra o discurso. Tabata Amaral (PSB-SP) disse que enviará ao Conselho de Ética uma representação pedindo a cassação do mandato de Nikolas Ferreira, a quem acusa de cometer o crime de transfobia.
A bancada do Psol anunciou que entraria no Supremo Tribunal Federal com uma notícia-crime contra o deputado. "A estratégia dos bolsonaristas e transfóbicos é antiga: usam nossas vidas de escada para se construir", afirmou a deputada Erika Hilton (Psol-SP), que é trans.
Veja também
Transfobia
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi acusado de transfobia nas redes sociais, após discurso na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (8). Ao vestir uma peruca loira, o parlamentar disse que agora teria "local de fala" para se posicionar no Dia Internacional da Mulher. Deputadas pedem cassação do mandato do parlamentar.
As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade
Veja vídeo