Legislativo Judiciário Executivo

Janaina Paschoal critica padre por distribuir comida na Cracolândia, e doações crescem

Segundo o padre Julio Lancellotti, a fala da política contribuiu para o aumento das contribuições para a paróquia que realiza o trabalho

Escrito por Folhapress ,
Janaina Paschoal e padre Julio Lancellotti
Legenda: O sacerdote relatou que o telefone da paróquia tocou incessantemente com pessoas pedindo o Pix para fazer mais doações à igreja
Foto: reprodução e Agência Brasil

Após a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) publicar nas redes sociais, no sábado (7), que a distribuição de alimentos na Cracolândia, em São Paulo, feita pelo padre Julio Lancellotti ajuda o crime, as doações para a igreja em que ele atua aumentaram desde o fim de semana.  

"O telefone não para de tocar com as pessoas pedindo o Pix."
Julio Lancellotti
padre

O sacerdote relatou que o telefone da paróquia tocou incessantemente na manhã desta segunda-feira (9), com pessoas pedindo o Pix para fazer mais doações. Sua estimativa é de que a fala da deputada tenha rendido um aumento de, pelo menos, 10% no período.  

Paschoal fez a declaração no perfil que mantém no Twitter. Na postagem, ela disse que o padre e seus voluntários ajudariam se convencessem seus assistidos a irem para abrigos, pois, segundo a deputada, a distribuição de alimentos na Cracolândia ajuda o crime. "O tema precisa ser debatido com honestidade", escreveu.  

Tweet Janaina Paschoal
Foto: reprodução

A fala da deputada ocorreu após o compartilhamento de uma reportagem do portal UOL em que o padre afirmava que a Polícia Militar de São Paulo tentou impedir a distribuição de comida na região. 

Até a publicação deste material, a postagem tinha cerca de 2,7 mil compartilhamentos e 4,6 mil curtidas, grande parte com críticas à fala da deputada. No domingo (8), Janaina se manifestou sobre a repercussão. “Não ataquei ninguém, só estou propondo uma reflexão”, disse. 

Tweet Janaina Paschoal
Foto: reprodução

No mesmo dia, em uma das repostas ao conteúdo, um seguidor indicou quais formas de doar para a paróquia do presbítero. A partir desse momento, diversas pessoas começaram a doar. Os valores variam, mas chegaram a ultrapassar R$ 1.000.  

Lancellotti disse que preferiu não entrar em debate com ela, mas a convidou para conhecer o trabalho que ele e os voluntários desenvolvem, pois, acredita que esta é uma questão que não deve ser tratada superficialmente.  

"Ela é uma deputada super bem votada no estado de São Paulo, então ela tem uma representatividade grande. E uma representatividade que tem que ser levada em conta e tem que ser levada a sério. Ela não pensa assim sozinha."
Julio Lancellotti
padre

O padre acredita haver um segmento na sociedade que concorda com a deputada e que, neste caso, o caminho para mostrar que o trabalho necessário é abrindo o diálogo com essas pessoas, mostrando o real objetivo da distribuição de alimentos.  

"Nosso objetivo não é distribuir comida, é defender a vida, e a gente não pode negar que a alimentação é uma dimensão da vida. Uma dimensão fundamental. Deixar para eles dor, necessidade, carência, fome, não é isso que aciona a mudança. A nossa experiência mostra que acionar a mudança passa pelo afeto, pela acolhida, pela reformulação de valores, nossos e deles", diz.  

Assuntos Relacionados