Legislativo Judiciário Executivo

Governo de Alagoas: entenda impasse em eleições indiretas para escolha de governador-tampão

Eleições deveriam ocorrer nesta segunda-feira (2), mas foram suspensas pelo presidente do STF, Luiz Fux

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Governador Renan Filho
Legenda: Governador Renan Filho deixou o cargo no início de abril deste ano
Foto: Márcio Ferreira

A cinco meses das eleições gerais no Brasil, os alagoanos assistem a um imbróglio jurídico sobre quem será o novo governador do estado. E a disputa nem é pelo comando do cargo pelos próximos quatro anos, mas por um mandato-tampão até outubro.

O impasse surgiu porque o governador e o vice, eleitos em 2018, renunciaram aos cargos. O presidente da Assembleia Legislativa não quis assumir o mandato no Executivo e, agora, será realizado um novo pleito para eleger quem irá ficar cinco meses no comando do estado.

Veja também

Inicialmente, as eleições estavam marcadas para esta segunda-feira (2). Contudo, nos últimos cinco dias, foram quatro decisões judiciais suspendendo – ou autorizando – o pleito. No despacho mais recente, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a disputa na tarde de domingo (1º). Nesta segunda-feira (2), o relator, ministro Gilmar Mendes, manteve a suspensão por 48 horas para que a Assembleia Legislativa apresente informações sobre o processo.

Em meio a esse impasse, o governo está sendo exercido pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ-AL), o desembargador Klever Loureiro. A eleição, a ser realizada de forma indireta, com o voto apenas dos deputados estaduais, coloca frente a frente aliados de duas figuras influentes no cenário político nacional: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e o senador e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB).

Eleições de 2020

Luciano Barbosa
Legenda: Vice-governador Luciano Barbosa renunciou ao cargo ainda em 2020
Foto: Marcio Ferreira

O desenho do impasse jurídico em Alagoas começou ainda nas eleições de 2020, quando o vice-governador Luciano Barbosa (MDB), eleito em 2018, decidiu disputar a Prefeitura de Arapiraca. À época, ele renunciou ao mandato que exercia, uma decisão que causou insatisfação ao então governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), filho de Renan Calheiros. 

Barbosa chegou a ser expulso do MDB e teve a candidatura questionada na Justiça pela sigla. Ele disputou o pleito sub judice e conseguiu ser eleito com 54,5% dos votos. Um mês após a eleição, o MDB retirou a ação que movia contra o político em um sinal de pacificação. Assim, desde 2020, o estado de Alagoas não tem vice-governador. 

Eleições 2022

Já em abril deste ano, foi a vez do governador Renan Filho também renunciar ao cargo. O emedebista planeja disputar uma vaga no Senado Federal, onde seu pai já exerce mandato. O anúncio ocorreu no último dia 2 de abril e, devido à vacância do cargo de governador e de vice, o próximo na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), o deputado estadual Marcelo Victor (MDB).

Renan Filho
Legenda: Renan Filho renunciou ao cargo de governador
Foto: Márcio Ferreira

O parlamentar emedebista, no entanto, não quis assumir o cargo mais alto do Executivo de Alagoas. O foco do deputado é tentar a reeleição no Legislativo. Pelas regras eleitorais, caso o mandatário assumisse a vaga deixada por Renan Filho, ele só poderia disputar a reeleição para governador em outubro deste ano. 

Com as renúncias e rejeições ao cargo, coube ao presidente do TJ-AL, o desembargador Klever Loureiro, convocar eleições indiretas.

As regras eleitorais

De acordo com a Justiça Eleitoral, o Estado deve ter um novo chefe do Executivo em até 30 dias. No último dia 8 de abril, a Assembleia Legislativa de Alagoas lançou um edital com as regras para a disputa indireta. O pleito foi marcado para esta segunda-feira (2), a ser definido pelo voto dos deputados estaduais.

Ao todo, 24 pessoas se inscreveram para disputar os cargos, sendo 16 para governador e 8 para vice. Desses, o favorito é Paulo Dantas (MDB), que conta com o apoio da família Calheiros. A sigla tem 15 das 27 cadeiras na Assembleia, o que torna a vitória da oposição improvável. Para vice, o grupo governista defende o nome do ex-secretário da Educação do governo Renan Filho, Rafael Brito (MDB).

O acordo da base governista prevê que, com Dantas eleito, ele dispute a reeleição para o Governo de Alagoas em outubro. Na oposição, o principal nome na disputa do mandato-tampão é o do deputado Davi Maia (União Brasil), apoiado pelo senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e alinhado a Arthur Lira.

Disputa jurídica

O cenário eleitoral incomum virou uma queda de braço judicial na última quarta-feira (27), quando o PSB questionou na Justiça a forma como as eleições indiretas iriam ocorrer. Em Alagoas, a sigla é presidida por João Henrique Caldas (PSB), prefeito de Maceió e adversário da família Calheiros. 

A contestação da sigla é de que o pleito prevê uma eleição separada para  governador e vice-governador, o que pode ferir o princípio da unidivisibilidade de chapa. O partido também contesta a votação ser por maioria simples e defende que seja por maioria absoluta. O formato de votação aberto também é questionado pelo PSB.

No mesmo dia em que a sigla apresentou a ação, a juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso, da 18ª Vara Cível de Maceió, determinou a suspensão das eleições. Na sexta-feira (29), a Procuradoria-geral do Estado (PGE) recorreu da decisão da juíza alegando que todo o pleito segue a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Também na sexta-feira, o presidente em exercício do TJ-AL, o desembargador José Carlos Malta Marques, acatou o pedido da PGE e derrubou a liminar que suspendia o pleito. Após a nova decisão, foi a vez do PSB recorrer, levando o caso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou o recurso, no sábado (30), deixando caminho livre para as eleições serem realizadas.

No entanto, em mais uma reviravolta, o PP, partido de Arthur Lira, acionou o Supremo Tribunal de Justiça (STF) para se manifestar sobre o caso, o que ocorreu neste domingo (1º).

Assuntos Relacionados