Na véspera de votação do novo Fundeb, senadores cearenses declaram apoio ao projeto

Os três senadores da República pelo Ceará defendem a aprovação da matéria para garantir o acesso à Educação Pública no Brasil

Escrito por Redação ,
fotografia
Legenda: A proposta foi aprovada no dia 21 de julho na Câmara dos Deputados e, agora, depende do aval do Senado para seguir para sanção do presidente Bolsonaro (Sem Partido)
Foto: Agência Senado

O Senado Federal deve votar, nesta quinta-feira (20), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e aumenta, de maneira gradual, a complementação dos recursos do Governo Federal. A medida, considerada fundamental para manutenção das escolas públicas, principalmente de pequenos municípios brasileiros, é defendida pelos três senadores cearenses: Tasso Jereissati (PSDB), Eduardo Girão (Podemos) e Cid Gomes (PDT).

A proposta foi aprovada no dia 21 de julho na Câmara dos Deputados e, agora, depende do aval do Senado para seguir para sanção do presidente Bolsonaro (Sem Partido).

Veja também

Para o senador Tasso Jereissati, a aprovação do novo Fundeb no Senado significará o fortalecimento da educação brasileira a partir de 2021. Ele, inclusive, retirou uma emenda modificativa para que a matéria não volte à Câmara por ter sofrido alterações no texto-base.

"Apesar de reconhecer que há no projeto em tramitação no Senado aspectos que causam sérias dificuldades fiscais para muitos estados brasileiros, decidi retirar emenda que havia apresentado à matéria após diálogo com o relator da proposta, senador Flávio Arns", ressaltou Tasso.

Para o senador Eduardo Girão, a aprovação da PEC também é essencial para garantir um ensino de qualidade para os alunos da rede pública.

"As mudanças feitas possibilitarão a democratização do acesso e da qualidade de ensino, e trazem significativos avanços como o aumento escalonado da complementação de recursos da União, o que acarretará o aumento do gasto mínimo anual por aluno e do número de municípios que receberão os recursos extras", destacou.

O que prevê a PEC

A matéria aprovada na Câmara estabelece que a complementação da União no fundo deve aumentar escalonadamente dos atuais 10% para 23% até 2026. O Fundeb é composto por impostos de estados e municípios e uma complementação do Governo Federal. 

A PEC também determina que, pelo menos, 70% dos recursos do Fundo repassados aos entes sejam gastos com salários de profissionais da Educação e 15% em investimento na área. A vigência do modelo atual do Fundeb termina em dezembro deste ano, por isso a matéria precisa ser sancionada o quanto antes para poder entrar em vigor a partir de 2021.

A participação da União no Fundeb deve aumentar assim:

  • 12% em 2021;
  • 15% em 2022;
  • 17% em 2023;
  • 19% em 2024;
  • 21% em 2025;
  • 23% em 2026;
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.