Ex-ministro da Educação Abraham Weintraub já está nos Estados Unidos, confirma governo

Cerca de 48 horas depois de ser demitido do Ministério da Educação e indicado para a diretoria do Banco Mundial, Weintraub já saiu do País; ele é investigado no STF

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Fotografia de Abraham Weintraub
Legenda: Abraham Weintraub já está nos Estados Unidos, segundo irmão do ex-ministro
Foto: Agência Brasil

Dois dias depois de anunciar que deixaria o governo de Jair Bolsonaro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, desembarcou, na manhã deste sábado, nos Estados Unidos, onde deve assumir o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação, na manhã deste sábado (20).

Antes da afirmação do Governo, o assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Weintraub, afirmou em sua conta oficial no Twitter que seu irmão já havia saído do País. "Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA", escreveu Arthur.

A Pasta afirma que Weintraub chegou aos EUA por Miami. A viagem foi feita por meio de avião comercial e em classe econômica. 

A assessoria do MEC não soube dizer qual é, neste momento, o paradeiro do ministro, nem se ele continua em Miami depois de ter desembarcado na cidade. Informou apenas que, apesar das restrições impostas pelos EUA aos brasileiros por causa da pandemia da covid-19, Weintraub não foi impedido de entrar e que "comprou a passagem com dinheiro dele".

Ontem, o senador Fabiano Contarato (PSB-ES) havia protocolado um pedido de apreensão do passaporte do ex-ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Weintraub é investigado no inquérito das fake news no STF, e também é alvo de processo por racismo contra chineses na Corte.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.