Diz que era a melhor opção

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: JURACI MAGALHÃES diz que está entregando uma Prefeitura ajustada. Sem dívida
Foto: Miguel Portela
O prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), confirmou ontem, na urna eletrônica da seção 247 (3ª zona), a sua intenção de passar o posto máximo da administração municipal para Luizianne Lins, candidata do PT à sua sucessão. Juraci, no entanto, negou que seu voto represente apoio institucional ou partidário para a petista. ´Votei na Luizianne. Esse é um voto pessoal. Não tem nada a ver com o meu partido´, disse o prefeito, que justificou sua opção por Luizianne Lins dizendo que teria de ´escolher um dos dois´ candidatos.

Embora tenha declarado ´esperar´ que Luizianne Lins faça uma ´boa administração´, Juraci Magalhães disse que ela é a melhor opção do segundo turno somente ´porque os outros não foram concorrentes´. Na avaliação do prefeito, com o desenrolar da próxima gestão, a população vai perceber que determinados candidatos derrotados no primeiro turno seriam alternativas mais viáveis para a cidade. ´Se o Aloísio (Carvalho) fosse concorrente, naturalmente ele seria o melhor para Fortaleza. E o povo vai reconhecer isso depois´.

Para Juraci, o resultado das urnas no primeiro turno serviu de ´alerta´ para ele próprio e para os governos Federal e Estadual. ´Realmente, foi o que o povo quis. Deu um aviso para nós e outros dirigentes. E essa resposta foi muito maior do que aquela esperada por todos´.

RESSURREIÇÃO - Fazendo alusão ao Novo Testamento bíblico, Juraci aproveitou a votação de ontem para anunciar, de modo implícito, a sua ´ressurreição´ política futura. ´Eu pensei que era Lucas, mas eu sou o Lázaro´, disse o prefeito, em tom profético, referindo-se ao personagem bíblico ressuscitado por Jesus Cristo quatro dias após ter sido sepultado. A saber, o mandato de prefeito dura quatro anos.

O primeiro passo para a ressurreição de Juraci, após a crise de credibilidade que enfrenta devido às sucessivas deflagrações de escândalos em sua administração, será a mudança de filiação partidária. No PMDB cearense, a polarização de forças entre ele e o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, tornou o ambiente partidário insustentável para Juraci Magalhães. ´Depois que sair da Prefeitura, eu vou buscar um caminho diferente para mim´.

No entanto, o prefeito disse que ´vai demorar muito´ para ele escolher a próxima sigla partidária a representar. Rindo, ele disse não ter, no momento, nenhuma agremiação em vista. Para tomar sua decisão, Juraci afirmou que vai aguardar a consolidação do cenário após a Reforma Política, que entrará na pauta de discussões da Câmara dos Deputados ainda este ano.

VOTO SECRETO - O prefeito Juraci Magalhães chegou às 8h39min à sede do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (Ipec), na rua Senador Pompeu (Centro), onde está abrigada a seção eleitoral de número 274. Entre os 84 eleitores habilitados a votar nessa seção, ele foi um dos primeiros a chegar.

O prefeito demorou menos de cinco segundos para digitar as três teclas necessárias ao cômputo do voto. Contudo, Juraci fez jus à determinação legal do sufrágio secreto e impediu que os fotógrafos registrassem o seu voto ao obstruir, com o próprio corpo, a visão da urna eletrônica.

Impressionado com a quantidade de profissionais de imprensa que o aguardavam na seção, Juraci Magalhães perguntou ao ouvido de um de seus assessores: ´O que eles querem saber? Em quem eu votei?´.

AVALIAÇÃO - À imprensa, Juraci disse que desempenhou uma boa administração nos oito anos consecutivos que passou à frente da Prefeitura de Fortaleza. Embora seu candidato, Aloísio Carvalho (PMDB), tenha obtido apenas 7,06% dos votos válidos, o prefeito acredita que a população da cidade compartilha de seu pensamento. ´Quem pode avaliar é a população. Naturalmente, eles estão contentes com aquilo que eu pude fazer´.

Juraci Magalhães, outrossim, pontuou que sua performance administrativa teve reflexo nas finanças do município, as quais, segundo ele, estão equilibradas. ´Eu tive uma mania na minha vida de não comprar fiado. Então, eu não devo. A Prefeitura está muito bem´, declarou o prefeito, apesar de ter reclamado de problemas de arrecadação. ´A Prefeitura ainda arrecada pouco. Esse foi o maior problema que eu tive. Não consegui arrecadar aquilo que o povo esperava. Eu espero que quem realizar a nova gestão tenha a condição que eu não tive´, declarou.

Juraci disse que espera deixar Fortaleza ´em boas mãos´ no próximo dia 1º de janeiro. Por outro lado, ele considera difícil que seu sucessor cumpra todas as promessas de campanha. ´Espero que o próximo prefeito tenha mais sorte do que eu. Se puder receber daqueles que podem pagar, tenho certeza de que vai realizar pelo menos 50% do que está prometendo. Com todo respeito às suas promessas, é preciso que as propostas sejam efetivamente realizadas. Não é fácil. Há sempre essa dificuldade´.