176 dos 184 municípios cearenses terão prefeitos empossados ao longo desta sexta (1º)

Em oito municípios, os gestores eleitos não vão poder tomar posse por motivos que vão desde pendências com a Justiça Eleitoral à doença

Escrito por Lígia Costa ,
Legenda: Em Ereré, o prefeito eleito, Otoni Queiroz (PDT), não vai tomar posse hoje porque foi diagnosticado com Covid-19
Foto: Reprodução

Dos 184 municípios cearenses, pelo menos 176 terão prefeitos empossados ao longo desta sexta-feira (1º). Em sete cidades, os gestores eleitos não vão poder tomar posse hoje porque ainda têm pendências na Justiça Eleitoral, enquanto em outro município o futuro chefe do Executivo não será empossado por estar hospitalizado. Em alguns dos maiores colégios eleitorais do Estado, os novos prefeitos assumirão os cargos em solenidades marcadas para o fim da tarde.

Contas desaprovadas em gestões anteriores, abandono de emprego público e renúncia de cargo em outros mandatos para evitar processo de cassação estão entre os motivos que impedem a posse dos  prefeitos eleitos de Barreira, Caridade, Jaguaruana, Martinópole, Missão Velha, Pedra Branca e Viçosa do Ceará

Já em Ereré, o prefeito eleito, Otoni Queiroz (PDT), foi diagnosticado com Covid-19 e, por causa do seu estado de saúde, não vai poder tomar posse do cargo. 

A Câmara Municipal de Ereré dará posse interinamente à vice-prefeita eleita, Emanuelle Martins (PDT). A cerimônia vai ser fechada apenas para os gestores e transmitida pelas redes sociais.

Maiores colégios eleitorais

Em Fortaleza, a cerimônia de posse foi iniciada por volta das 14h30, no modo híbrido. Além dos 43 vereadores, tomam posse nesta sexta o prefeito Sarto Nogueira (PDT), o vice, Élcio Batista (PSB). 

Em Caucaia, a posse do novo prefeito Vitor Valim (PROS), do vice Deuzinho Filho (Republicanos) está marcada para ocorrer a partir das 17 horas. A cerimônia não vai estar aberta ao público e será transmitida virtualmente, por meio do site da Câmara Municipal de Caucaia e pelo perfil oficial da Casa Legislativa no Facebook.

Em Juazeiro do Norte, a posse do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) também será transmitida virtualmente, a partir das 17h, através do Facebook, YouTube e canal televisivo da Prefeitura.

A posse do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB), e do seu vice, Neton Lacerda, está sendo transmitida desde as 15h, no canal do YouTube e no perfil oficial da Prefeitura no Facebook. 

Em Sobral, a solenidade de posse do prefeito Ivo Gomes (PDT) e da vice-prefeita Christianne Coelho (PT) será transmitida no perfil oficial do prefeito no Facebook, a partir das 17h. A sessão contará somente com a presença dos empossados, imprensa e funcionários da Câmara Municipal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados