Saúde mental do casal tentante
A gestação e o nascimento de um filho são momentos emocionantes na vida de um casal. Infelizmente, 1 a cada 6 casais passam por dificuldades para conseguir alcançar uma gravidez. Estudos demonstraram que casais inférteis, também conhecidos como casais tentantes, possuem risco elevado de comprometimento da saúde mental.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma causa frequente de infertilidade feminina. É sabido que mulheres com SOP possuem risco elevado de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo. A endometriose é uma doença ginecológica crônica, que afeta cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva, além de ter uma forte relação com infertilidade. Endometriose também está associada a um maior risco de ansiedade, depressão e má qualidade de vida.
Fatores masculinos são responsáveis por cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal. Estudos recentes revelaram que homens inférteis também apresentam risco elevado de distúrbios mentais. Os diferentes graus de ansiedade e depressão são diagnosticados em até 25% desses indivíduos.
Estudos em animais sugerem que variações hormonais, observadas durante tratamentos para infertilidade, podem ser responsáveis por mudanças comportamentais nas tentantes. Assim, devemos conhecer o impacto dos diferentes protocolos de estimulação ovariana na saúde mental dessas pacientes e propor esquemas hormonais mentalmente amigáveis.
A caminhada de um casal tentante pode ser longa e com grandes desafios. Questionamentos de familiares e amigos, resultados negativos de inúmeros testes de gravidez e, especialmente, a autocobrança geram profundos sentimentos de tristeza e perda para o casal tentante. Raiva, culpa, vergonha, perda de autoconfiança e autoestima são outros sentimentos frequentemente relatados por esses casais.
O casal tentante deve conhecer a jornada que irá enfrentar, deve saber escolher e confiar na equipe multiprofissional que estará ao seu lado nesse processo e, o mais importante, deve cuidar da sua saúde mental. Estudos científicos já demonstraram que casais com uma boa saúde mental alcançam o seu tão sonhado positivo mais facilmente.
Marcelo Cavalcante é médico especialista em reprodução humana