Empreenda em 2026

Escrito por
Leonardo Chucrute producaodiario@svm.com.br
Leonardo Chucrute é gestor em educação
Legenda: Leonardo Chucrute é gestor em educação

Empreender é mais do que ter boas ideias. Para quem pretende começar um negócio em 2026, precisa ter visão estratégica, capacidade de adaptação e forte inteligência emocional. Em um cenário em constante transformação, o sucesso está atrelado à habilidade de antecipar tendências e, ao mesmo tempo, manter os pés no chão, mas sem deixar a positividade de lado.

O ponto de partida sempre será o planejamento. É fundamental entender o mercado, definir o público-alvo e criar um modelo de negócio escalável. No entanto, em 2026, o diferencial será encontrar nichos inexplorados e agregar valor com autenticidade. Será preciso um pouco de coragem também.

A localização do empreendimento é um fator decisivo para se obter resultados satisfatórios. Por exemplo, escolha locais com densidade populacional, acesso facilitado e baixa concorrência direta. Com base em dados e análise demográfica, é possível minimizar riscos, maximizar o potencial de crescimento e sucesso do empreendimento.

O uso da tecnologia segue sendo indispensável tanto para oferecer serviços mais eficientes quanto para se comunicar com os clientes e economizar tempo para outras tarefas. Aplicativos, inteligência artificial e plataformas de atendimento automatizado deverão estar integrados à rotina de qualquer empresa que deseja se manter competitiva.

A capacidade de liderar com sabedoria é outro diferencial. Delegar e acompanhar é empreender com inteligência. Ao confiar na equipe, o empreendedor libera tempo para pensar estrategicamente, inova e fortalece a cultura organizacional da empresa.

Para ter êxito, é necessário também desenvolver aptidões como resiliência, olhar crítico e disciplina. O empreendedor de 2026 não poderá apenas reagir às mudanças, ele precisará liderá-las e se possível prevê-las.

Acima de tudo, empreender é sobre pessoas: formar equipes fortes, conectar-se com os clientes de forma genuína e criar negócios que façam sentido para o mundo em que vivemos. O amanhã é agora e ele exige preparo, coragem, propósito e disciplina.

Leonardo Chucrute é gestor em educação

Leonardo Chucrute é gestor em educação
Leonardo Chucrute
07 de Janeiro de 2026
João Batista Garcia Canalle é astrônomo
João Batista Garcia Canalle
07 de Janeiro de 2026
Tatiana Pimenta é engenheira civil
Tatiana Pimenta
06 de Janeiro de 2026
Consultor pedagógico e professor
Davi Marreiro
06 de Janeiro de 2026
Empresário
Humberto Mendonça
04 de Janeiro de 2026
Roberto Cláudio
Roberto Cláudio
02 de Janeiro de 2026
Jornalista
Gregório José
31 de Dezembro de 2025
Jornalista
Gilson Barbosa
31 de Dezembro de 2025
Jorge Bheron Rocha é defensor público
Jorge Bheron Rocha
30 de Dezembro de 2025
Luccas Conrado é advogado
Luccas Conrado
29 de Dezembro de 2025
Jornalista
Valdélio Muniz
29 de Dezembro de 2025