Veículos a diesel são alvo de fiscalização pela Seuma

Em blitze realizada na Av. Paulino Rocha, caminhões e caminhonetes passaram por inspeção para identificar a quantidade de poluição presente na fumaça emitida pelos escapamentos

Escrito por Bruno Mota ,

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realizou, na manhã desta sexta (14), fiscalização de veículos movidos a diesel, com o objetivo de incentivar a regularização destes quanto à emissão de poluentes. Uma blitze foi montada em frente à sede do órgão, na Av. Deputado Paulino Rocha, onde foram parados caminhões e caminhonetes, para análise da fumaça lançada pelos escapamentos. 

Quando o resultado constatado nos testes era considerado satisfatório, o veículo era liberado para seguir viagem. Entretanto, aqueles que foram reprovados na avaliação, por emitir poluentes acima do permitido pela legislação, foram autuados e receberam um auto de constatação, atestando a irregularidade para circular. Os carros nesta situação têm até 30 dias para realizar a devida manutenção no motor, de modo a diminuir a emissão de gases tóxicos, sob pena de serem multados. O valor da punição varia entre entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, para aqueles que não se adequarem no prazo.

De acordo com a gerente da Célula de Controle da Poluição Atmosférica da Seuma, Tâmara Freitas, fiscalizações deste tipo são realizadas desde o ano passado, contudo, esta é a primeira vez em que os infratores podem receber punição. "O nosso objetivo é fazer a pessoa se regularizar, minimizando a poluição atmosférica veicular lançada no ar que respiramos, e não multar. A multa é apenas para quem ficar na inércia, e não buscar se regularizar", explica.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.