Vacinação contra o sarampo é monitorada

A Sesa convoca os municípios a fazerem um Monitoramento Rápido de Coberturas (MRC) para garantir a homogeneidade da cobertura

Escrito por Redação ,
O Ceará já cumpriu a meta de vacinação contra o sarampo das crianças de seis meses a menores de 5 anos, mas os municípios devem iniciar, concluir ou refazer imediatamente o Monitoramento Rápido de Coberturas (MRC) para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal em seus territórios. 
 
A convocação é feita pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa)  aos municípios que ainda não realizaram o MRC ou não fizeram corretamente. De acordo com a coordenação de imunização do Estado, cerca de 50% dos municípios cearenses estão nessa condição e 17 sequer alcançaram a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde.
 
A vacinação no Ceará começou em fevereiro e já imunizou 622.225 crianças até esta quarta-feira (10) de dezembro, número superior à da população-alvo de 573.429 crianças, por conta daquelas que, ao longo do ano, entraram e saíram da faixa etária.
 
O Estado ainda não conseguiu interromper a cadeia de transmissão do sarampo, por isso a cobertura vacinal com homogeneidade é fundamental. Será preciso, ainda, manter a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 1 ano até 90 dias do último caso da doença no Estado para garantir que a cadeia de transmissão foi interrompida.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.