UPAs devem ter em fevereiro dobro de casos suspeitos de Covid registrados no pico da pandemia

Dr. Cabeto, secretário da Saúde do Ceará, afirma que este mês já superou o número de atendimentos nas unidades em maio de 2020, ápice da crise sanitária no Estado

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
UPA do Ceará registram aumento de atendimentos de Covid
Legenda: Tendência é que fevereiro de 2021 tenha o dobro de casos de Covid em UPAs em relação a maio de 2020
Foto: Kid Júnior

A alta da disseminação do coronavírus no Ceará tem refletido de forma direta na busca por assistência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza. Só até esta sexta-feira (19), cerca de 10 mil pacientes com suspeita de Covid-19 já chegaram às unidades, e número deve dobrar até o final do mês. A estimativa é do secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

Veja também

Em live realizada na manhã de hoje, o gestor comparou que a quantidade de pacientes com sintomas gripais chegando às UPAs neste mês supera a registrada em maio de 2020, pico da pandemia na Capital, quando uma média de 10 mil pessoas receberam assistência.

Até dia 28, contudo, os atendimentos devem bater a marca de 20 mil, dos quais aproximadamente 13% necessitam de internação hospitalar. “Temos um cenário epidemiológico que começa a se desenhar para o que vivemos em abril e maio do ano passado, com aumento dos números. 67 pessoas estão nas UPAs precisando de leitos de UTI”, revela Dr. Cabeto.

Durante o balanço do cenário da Covid no Ceará, o secretário aproveitou, ainda, para fazer um apelo à população, diante da circulação de novas variantes virais em território cearense e das novas restrições de circulação em Fortaleza. 

“Estamos procurando dar ao cearense confiança, capacidade de resposta na crise e solidariedade. O momento epidemiológico é diferente, existem muitas dúvidas sobre mutações, a capacidade de contágio, a gravidade. E é possível que elas influenciem na resposta das vacinas. Por isso, é preciso isolamento. Porque quanto menos o vírus se transmitir, menos mutação tem."

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados