Terceira escola na Grande Fortaleza suspende aulas presenciais após casos positivos de Covid-19

Na Capital, uma quarta escola optou por suspender aulas em duas turmas após alunos apresentaram sintomas gripais

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Teste de Covid-19
Legenda: De acordo com Sindicato do Ensino Privado, 21 profissionais da educação particular testaram positivo para Covid-19
Foto: José Leomar

Após dois funcionários testarem positivo para Covid-19, uma escola da rede privada de Fortaleza, localizada no bairro José Walter, suspendeu as aulas presenciais no ensino infantil. É o terceiro caso de interrupção das atividades na Região Metropolitana da Capital. Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que foi notificada sobre o fechamento do colégio na manhã desta quinta-feira (8) "devido aos casos de Covid-19". Uma equipe da Vigilância Epidemiológica investiga o caso e deve visitar a instituição nesta sexta-feira (9). 

"A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que foi notificada na manhã desta quinta-feira, 8, do fechamento de um colégio no bairro José Walter, em Fortaleza, devido aos casos de Covid-19", explica a nota da Sesa. 

 

De acordo com as redes sociais da unidade, o colégio estava em ensino híbrido desde 1° de setembro. O Sistema Verdes Mares procurou a direção da unidade que informou, por telefone, que não vai se pronunciar sobre o assunto. A reportagem também questionou o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Ceará (Sinepe-CE) sobre os casos no bairro José Walter e aguarda resposta. 

Em comunicado divulgado na última quarta-feira (7), o Sinepe afirma ter testado mais de 8.000 profissionais da rede particular para Covid-19. Destes, 21 foram diagnosticados para a doença mas “nenhum foi relacionado à atividade escolar uma vez que os testes foram realizados antes do retorno às aulas presenciais”. 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Sintomas gripais

Também nesta quinta, outra escola da rede particular de ensino da Capital, localizada no Centro de Fortaleza, comunicou a suspensão das aulas presenciais em duas turmas do ensino infantil. A medida, de acordo com o diretor da unidade, é preventiva e foi tomada na tarde da última quarta-feira (7), após quatro estudantes manifestarem sintomas gripais.

Ainda de acordo com o gestor, as suspensão afeta duas turmas no ensino infantil III, uma no turno da manhã e a outra no turno tarde. e devem ser testados para a doença e estão em quarentena. A suspensão nas duas séries segue até a próxima quarta-feira (14), em cumprimento das medidas de isolamento. “Como o primeiro caso foi percebido no dia 1° de outubro, na próxima quarta, se encerra o tempo recomendado de quarentena. Durante o período, estaremos acompanhando as ocorrências para saber se os sintomas se intensificam”, informou o diretor. 

Na terça-feira (6), uma escola da rede particular de Fortaleza também suspendeu as aulas presenciais após testagem de funcionários. Ainda nessa semana, uma escola no município de Eusébio, na Região Metropolitana, suspendeu aulas presenciais após oito funcionários testarem positivo para Covid-19. 

Retomada

No Ceará, 44 municípios da macroregião de saúde de Fortaleza têm permissão para retornar o ensino presencial parcialmente. No último dia 19, o governador Camilo Santana atualizou o decreto que estabelece as regras de volta ao trabalho no Ceará na manhã deste sábado e determinou que algumas séries escolares retornassem a partir do dia 1º de outubro. De acordo com ele, é mais uma etapa da "fase de transição" da retomada na educação. 

Além da capital, integram a macrorregião as cidades de Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados