Sobre viver em tempos de pandemia: 5º episódio traz histórias de cearenses que renasceram no caos

Última parte da série documental mostra casos de pacientes recuperados de formas graves da doença, além de médica que redescobriu vocações após anos de exercício

Escrito por Theyse Viana e Lucas Falconery , metro@svm.com.br

Não existe saldo em uma pandemia. Não há como falar sobre “o que se tirou de bom” diante de uma tragédia que mata milhares e milhares por dia, e que tem se agravado no Ceará. Mas, apesar disso, é possível falar do que se conquistou – até aqui, já são quase 340 mil cearenses recuperados da Covid-19 – e do que se aprendeu. E os aprendizados foram imensos.

Em “Renascer”, 5º e último episódio de “Sobre viver em tempos de pandemia”, conversamos com Maria do Rosário Rodrigues, 64, e Francisco Luiz Gomes Filho, 45, mãe e filho que sobreviveram à agressividade do novo coronavírus, após dias de internação em hospitais de Juazeiro do Norte.

Para completar o episódio, a médica infectologista Melissa Medeiros, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), relata como viu o sonho de ser pesquisadora e cientista se realizar diante de um contexto em que a ciência foi posta à prova todos os dias.

Ciência esta, aliás, que, por meio das vacinas que chegam, tem renovado em nós o sentimento de esperança de novos tempos. De renascimento em meio ao caos.

Assista aos episódios anteriores:

Veja também

O documentário

“Sobre viver em tempos de pandemia” é uma série documental do Diário do Nordeste com financiamento do Google, que aborda os efeitos da pandemia de Covid-19 na vida dos cearenses. Em dois meses, a equipe percorreu diversos bairros da capital cearense, além das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na Região do Cariri; para contar como a doença invadiu as vidas das pessoas, direta ou indiretamente.

A produção contou com financiamento do Google News Initiative Journalism Emergency Relief Fund (JERF), iniciativa que fomenta a sustentação de redações e produções jornalísticas de caráter local, em todo o mundo. Em 2020, cerca de 12 mil veículos se inscreveram e mais de 5.600 foram selecionados, em 115 países – entre eles o Diário do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados