Rios e canais transbordam e inundam casas em Fortaleza
Inundações e alagamentos foram registrados em diversos pontos da Capital
A maior chuva resgistrada em Fortaleza neste ano, entre o sábado (23) e este domingo (24), trouxe transtornos para a população de diversos bairros. Populações que vivem às margens de canais, córregos, riachos e rios sofreram ainda mais após os transbordamentos ocorridos, o que causou inundações e alagamentos em ruas e residências de diversos pontos da Capital.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado de chuvas na cidade foi de 120,3 mm, volume menor apenas que o de Pacatuba, com 121,3 mm no período.
A Defesa Civil de Fortaleza registrou 56 ocorrências nesta manhã. Ao todo, foram 17 casos de alagamentos, um desabamento, cinco registros de riscos de desabamentos e 33 inundações. Em muitos bairros, moradores relataram prejuízos e transtornos.
Maraponga
O Riacho Martinho transbordou e deixou a Rua Holanda, no Bairro Maraponga, intransitável, além de ter causado a queda de parte do asfalto. Um vídeo registrou o momento em que a água invadiu toda a pista. Moradores improvisaram um bloqueio com caixas de madeira em outro trecho da via, para evitar que os veículos passem pelo local.
Rios e canais transbordam. Na imagem, vemos a rua Holanda, no bairro Maraponga #DiáriodoNordeste pic.twitter.com/aLxqG6yxWF
— Diário do Nordeste (@diarioonline) 24 de fevereiro de 2019
Conjunto Palmeiras
Na Rua Saquarema, no Conjunto Palmeiras, moradores tiveram dificuldades em transitar após o Rio Cocó transbordar. A via ficou completamente alagada e a água invadiu casas.
Rua Saquarema, Conjunto Palmeiras #DiáriodoNordeste pic.twitter.com/JzmzeF1QRS
— Diário do Nordeste (@diarioonline) 24 de fevereiro de 2019
Parque Genibaú
A Rua Nossa Senhora das Graças, no Parque Genibaú, foi atingida após o Rio Maranguapinho transbordar na madrugada deste domingo (24). Casas foram afetadas e uma árvore caiu.
Bom Jardim
O canal localizado na Rua 3 Corações, no Bairro Bom Jardim, também transbordou após as fortes chuvas das últimas horas na Capital. A via ficou totalmente alagada, assim como ruas próximas, e os moradores ficaram ilhados dentro das casas.
Rua Mirtes Cordeiro, Bom Jardim #DiáriodoNordeste pic.twitter.com/SSZm5bnRyM
— Diário do Nordeste (@diarioonline) 24 de fevereiro de 2019
José Walter
Após o córrego transbordar, a Avenida João de Araújo Lima, no José Walter, 4ª etapa, ficou alagada. Moradores estão receosos de que haja risco de desabamento de casas. As residências também foi invadidas pela água e as pessoas tentaram evitar maiores prejuízos.