Programa reúne pesquisadores da Unifor e parceiros internacionais

O evento visa divulgar os estudos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Fortaleza, em parceria com cientistas de universidades estrangeiras, dentro do programa Global Research Fellowship

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br
Legenda: Objetivo do programa é expandir o alcance global da instituição através do intercâmbio internacional de conhecimentos

Parte da produção científica produzida no Estado será apresentada no próximo dia 7 de agosto, às 19h, no Teatro Celina Queiroz, dentro da programação do "I Ciência e Inovação: Nossas Conexões com o Mundo". O evento vai reunir cinco pesquisadores de universidades internacionais que desenvolvem pesquisas em parceria com professores da Universidade de Fortaleza (Unifor), dentro do Programa Global Research Fellowship. A iniciativa contará com palestras no estilo TED Talks, ministradas por cada um dos cientistas sobre seus temas de trabalho: biotecnologia, ciências médicas, saúde coletiva, administração e computação. As palestras são gratuitas e os interessados podem se inscrever na área de Pesquisa e Inovação, no site da Unifor.

Os pesquisadores convidados para a primeira edição do "Ciência e Inovação" são Mike Peng, especialista em estratégias empresariais; Virgílio Almeida, com trabalhos sobre internet e sociedade; Amir Sheiki, especialista em biomateriais; Barry Seslle, com pesquisas sobre dor orofacial; e Pamela Surkan, analisando como os determinantes sociais influenciam na saúde.

O evento visa apresentar ao público cearense as pesquisas desenvolvidas dentro do programa Global Research Fellowship, lançado pela Unifor em 2018. O objetivo do programa é expandir o alcance global da instituição através do intercâmbio internacional de conhecimentos. Para isso, pesquisadores renomados e atuantes no exterior foram convidados para compor um grupo privilegiado de "fellows" (parceiros) a fim de desenvolver pesquisas em parceria com pesquisadores da Unifor.

Vasco Furtado, diretor de Pesquisa e Inovação na Unifor, destaca que o evento, além de fortalecer a cooperação entre os pesquisadores da Unifor com aqueles vindos do exterior, é instrumento essencial de divulgação científica para a sociedade.

Avanço

"A vinda dos pesquisadores fellows para Fortaleza é mais uma etapa do avanço do nosso programa de internacionalização. Nossos parceiros conhecerão a Unifor e terão oportunidade de potencializar a troca de conhecimento. Sobretudo, o 'Ciência e Inovação' permite que as pesquisas desenvolvidas sejam divulgadas não só para o meio acadêmico, mas também para a sociedade", afirma o diretor de Pesquisa e Inovação.

Pesquisas

Um dos trabalhos elaborados dentro do Global Research Fellowship é o desenvolvimento de um novo medicamento para tratar dores orofaciais. De acordo com a professora Adriana Rolim, coordenadora do mestrado em Ciências Médicas da Unifor e uma das pesquisadoras do grupo, as dores orofaciais acometem uma grande parte da população ocidental - cerca de 86% - e ocorrem, principalmente, entre indivíduos de 13 a 35 anos, com prevalência quatro vezes maior em mulheres. Entre os transtornos oriundos das dores orofaciais estão desordens temporomandibulares (DTMs), cefaleias, nevralgias, odontalgias e dor idiopática.

Segundo ela, a pesquisa que está sendo desenvolvida em parceria com o professor Barry Sessle, da Universidade de Toronto, já está em fase de testes. "O ácido oleanólico é uma substância presente em muitos vegetais, como nas folhas da oliveira (Olea europaea) e os resultados obtidos com essa substância foram bastante promissores, tornando-a um potencial novo analgésico", explica Adriana Rolim.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.