Praça Portugal é ponto de encontro de jovens no sábado

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Neysla Rocha
Todo sábado, eles começam a chegar à Praça Portugal, na Aldeota, por volta das 15 horas, sozinhos ou em grupos, procedentes de várias partes da cidade, desde o Bairro de Fátima ao Meireles.

Apesar da aparente estranheza no estilo de vestir, geralmente usando roupas pretas ou escuras, esses jovens com idade entre 15 e 21 anos na realidade só querem estar juntos, se divertir e compartilhar o que mais gostam: Internet, revistas e jogos japoneses e literatura, principalmente o Best Seller infanto-juvenil Harry Potter.

Mesmo com toda inofensividade que esse encontro oferece, tudo começou quando eles se reuniam numa lanchonete de um shopping na Aldeota, mas foram “convidados” a se retirar. ‘‘A gente sofria muito preconceito só porque nos vestíamos de preto’’, diz a estudante Thaís Urano, 15 anos.

A gerente da lanchonete, no entanto, nega que tenha havido proibição quanto à presença dos adolescentes. A solução, então, foi ir para a Praça Portugal, na Avenida Desembargador Moreira, onde apesar da pouca iluminação, podem conversar, se divertir, ouvir música, namorar e brincar, como qualquer adolescente dessa idade.

ENCONTRO — Inicialmente, os adolescentes se reuniam por conta de encontros virtuais pela Internet. Depois, por volta de novembro de 2003, com o sucesso do livro Harry Potter, começaram a surgir fãs-clube do jovem personagem bruxo.

E eles não economizam na paixão pela estória. De longas capas pretas, varinhas mágicas e várias revistas sobre as aventuras do personagem, os amigos Fábio de Sousa, Wellington Barroso, Lucas Alves e Diego Nascimento, que formam o Fã clube Prodígios de Hogwarts, trocam informações sobre as fantasias e novidades da obra.

Assim como outros fãs-clube, existem também os adeptos das artes visuais da cultura japonesa e jogos. Eles já pensam em organizar um grande evento para reunir os amantes do Anime (desenhos japoneses que viraram mania nacional), das revistas em quadrinho e RPG (Real Player Game), um jogo interativo que mistura ficção e realidade.

De acordo com a vice-presidente do Cinzas de Fênix, Débora Black, 21anos, a idéia é realizar um evento este ano para promover o intercâmbio e divulgar as reuniões realizadas aos sábados. Mas ainda não há data para a realização do encontro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.