Por falta de macas, pacientes em estado grave são atendidos no chão do IJF

Fotos enviadas por internautas mostram situação alarmante do atendimento na unidade. No último domingo (10), 100 pessoas estavam internadas nos corredores do hospital

Escrito por

Atualizado às 16h33

Internautas denunciaram, nesta segunda-feira (11), a situação alarmante em que se encontra o Instituto Dr José Frota (IJF), maior referência do Estado em traumatologia. Fotos enviadas por meio da ferramenta VCRepórter revelaram pacientes em estado grave sendo atendidos no chão por falta de macas, na sala de reanimação da unidade. 

De acordo com o mais recente corredômetro, relatório realizado diariamente pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, 124 pessoas estão internadas nos corredores do hospital nesta segunda-feira (11).

De acordo com a Superintendência do Instituto Dr. José Frota (IJF), essa situação é decorrente do excesso de demanda. Além disso, diariamente estão sendo tomadas medidas internas com o intuito de amenizar o quadro como qualificação da linha de cuidado e otimização de leitos internos e leitos de retaguarda. 

Para qualificar a rede e otimizar a assistência aos pacientes que procuram o IJF, também está sendo feita uma  interlocução com a rede de assistência secundária ao trauma.

Atendimentos

Neste fim de semana, 696 pessoas deram entrada no IJF. Ao todo, foram 130 vítimas de acidentes de motocicleta, 121 de de quedas, 36 de acidente de automóvel e 23 de atropelamentos. O hospital também recebeu vítimas de queimaduras, agressões físicas, perfurações por armas brancas e de fogo, acidentes com animais e plantas venenosas, e outros. 

No total, 429 pacientes estão "internados" nos corredores das unidades de saúde do Ceará nesta segunda (11)