Vc Repórter - Diário do Nordeste

VC Repórter é a ferramenta de jornalismo participativo e colaborativo do Diário do Nordeste. Saiba como participar para enviar texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s) à redação.

É recomendável a leitura das orientações para envio na seção Dicas. O envio de conteúdo para a ferramenta VC Repórter implica o total conhecimento do Regulamento e termos de cessão de direitos ao Sistema Verdes Mares de Comunicação.

Você pode participar quantas vezes desejar. Seja um VC Repórter do Diário do Nordeste.

WHATS APP: envie sugestões através do número (85) 98948.8712

Enviando

As Condições Gerais do presente Regulamento regem o Contrato estabelecido entre EDITORA VERDES MARES LTDA, pessoa jurídica de direito privado com sede na Praça da Imprensa, S/N, em Fortaleza, no Ceará, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.209.299/0001-38, doravante denominada DIÁRIO DO NORDESTE, e, de outro lado, a pessoa identificada na Confirmação Contratual como USUÁRIO.

O DIÁRIO DO NORDESTE poderá alterar os termos e condições de uso de seus sites a qualquer tempo.

O USUÁRIO deverá revê-los regularmente para garantir que estará sempre ciente de todas as alterações implementadas. O uso continuado após a publicação de qualquer alteração neste site implicará sua concordância e aceitação dos novos termos.

O DIÁRIO DO NORDESTE e o USUÁRIO consideram, de acordo com o presente Contrato:

Parágrafo 1º - O VCrepórter é um instrumento de jornalismo participativo para leitores que queiram contribuir com texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s) para o noticiário do DIÁRIO DO NORDESTE.

O objeto do presente contrato é a disponibilização por parte do DIÁRIO DO NORDESTE de um ambiente eletrônico no qual o USUÁRIO será estimulado a produzir tais conteúdos - texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s) - e submetê-los para o DIÁRIO DO NORDESTE, que poderá publicá-los e veiculá-los em qualquer produto e veículo pertencente ao Sistema Verdes Mares de Comunicação.

Parágrafo 2º - A exclusivo critério do DIÁRIO DO NORDESTE, o conteúdo enviado para o VCrepórter poderá ser publicado desde que tais texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s) possuam caráter noticioso, nunca opinativo, e sejam de autoria do USUÁRIO.

Parágrafo 3º - O DIÁRIO DO NORDESTE poderá editar o conteúdo enviado pelo USUÁRIO, sem alterar o sentido. Tais como alterar os títulos das notícias sugeridos pelos leitores; corrigir eventuais erros de digitação, ortografia e/ou informação contidos nos textos; publicar apenas o texto e não publicar as fotos e/ou vídeos enviados; reunir conteúdos de leitores diferentes; e despublicar notícias anteriormente publicadas.

Parágrafo 4º - O USUÁRIO, sendo titular dos direitos autorais dos texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s), enviados para o VCrepórter, cede ao DIÁRIO DO NORDESTE o direito de edição, comercialização, reprodução, impressão e publicação para todos os produtos e veículos pertencentes ao Sistema Verdes Mares de Comunicação.

Parágrafo 5º - O USUÁRIO não receberá do DIÁRIO DO NORDESTE qualquer valor a título de remuneração, referente aos direitos autorais ora cedidos, sendo certo que a disponibilização do material para o DIÁRIO DO NORDESTE ocorrerá de forma gratuita.

Parágrafo 6º - O presente Contrato vigorará pelo prazo indeterminado, contados da data da sua adesão.

Parágrafo 7º - O USUÁRIO, neste ato, outorga a mais geral, plena, rasa, irretratável e irrevogável quitação pela presente cessão e transferência dos direitos autorais dos texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s), renunciando a todo e qualquer eventual direito de reclamação de quaisquer outras remunerações ou compensações de qualquer natureza.

Parágrafo 8º - A presente cessão não importa na criação de qualquer vínculo trabalhista, societário, de parceria ou associativo entre o DIÁRIO DO NORDESTE e o USUÁRIO, sendo excluídas quaisquer presunções de solidariedade entre ambos no cumprimento de suas obrigações.

Fica eleito o Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará para dirimir qualquer dúvida e/ou controvérsias suscitadas em virtude deste contrato, renunciando-se a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Acompanhe dicas essenciais no envio de texto, foto e vídeo à ferramenta colaborativa VCrepórter, do Diário do Nordeste.

Texto

É recomendável que o texto seja objetivo e tenha linguagem clara e direta. Escreva frases curtas, evite gírias e palavrões. Procure não repetir as palavras e evite termos difíceis de entender. Seja imparcial. Faça um relato do acontecimento sem tomar posição a seu respeito. Todos os fatos relatados devem ser verdadeiros.

Não esqueça de responder no primeiro parágrafo informações importantes sobre o fato ocorrido:

  • quais as pessoas ou entidades envolvidas,
  • onde aconteceu o fato,
  • como ocorreu,
  • quando aconteceu,
  • que causou aquele fato.

Não serão aceitos textos plagiados ou copiados de outras publicações.

Imagem

É recomendável que a imagem enviada esteja nos formatos jpg, gif, jpeg ou png e tenha tamanho máximo de 20 megabytes (MB).

É imprescindível também que o formulário preenchido do VCrepórter contenha informações relevantes sobre a imagem enviada como:

  • quais pessoas ou local aparecem na imagem,
  • onde aconteceu o fato,
  • como ocorreu,
  • quando aconteceu,
  • o que causou aquele fato.

Não serão aceitas imagens plagiadas, montagens ou retiradas de outras publicações.

Vídeo

É recomendável que o vídeo enviado esteja no formato mov, avi, mpeg, mpg, flv, wmv ou mp4 e tenha tamanho máximo de 20 megabytes (MB). 

7 dicas para fazer um bom vídeo:

1. Roteiro
Organize bem as informações sobre os fatos a serem relatados sempre que possível.

2. Direção
Raciocine quais cenas relevantes deverão ser registradas, apresentando uma certa lógica e contando uma determinada história. Corte as cenas dispensáveis e deixe sua produção concisa e direta. Solução: procure o melhor ângulo para a cena antes de ligar a câmera para evitar captação de cenas desnecessárias. Saiba quando parar e edite o vídeo, reunindo as melhores e relevantes cenas.

3. Iluminação
Tome cuidado com ambientes escuros. Sem a iluminação, a qualidade do vídeo deverá ficar comprometida. Antes de gravar, tenha o foco de luz virado para o seu rosto. Se a gravação ocorrer de dia, deixe a luz do sol sempre estar de frente para quem está filmando.

4. Movimento
Evite movimentos bruscos com a câmera. Mudanças rápidas causam, geralmente, grande incômodo ao espectador.

5. Zoom
Utilize o zoom apenas em último recurso. Prefira andar em direção ao objeto se quiser uma proximidade maior. O zoom, em câmeras não profissionais, deverá desfocar a imagem, o que não é recomendável.

6. Enquadramento
Tente sempre manter o foco do vídeo no centro da tela.

7. Edição
Programas de edição são de escolha pessoal e são de acordo com as necessidades do usuário. Alguns editores gratuitos e de fácil manuseio são o Windows Movie Maker e o VideoPad. Caso queira resultado mais elaborado, prefira o Sony Vegas, iMovie (Mac), Adobe Premiere e Final Cut.

Reportagens

©Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.