Pessoas a partir de 30 anos poderão receber vacina contra Covid sem agendamento em Fortaleza

Prefeitura também informou que repescagem de adolescentes de 13 anos ocorre na sexta (24)

Adolescente sendo vacinado contra Covid-19 por enfermeira no Centro de Eventos
Legenda: Fortaleza realiza repescagem de segunda dose quando recebe doses destinadas a essa aplicação
Foto: Thiago Gadelha

Pessoas a partir de 30 anos que sejam moradoras de Fortaleza e não tenham se vacinado com a primeira dose contra a Covid-19 poderão ser imunizadas sem agendamento a partir desta quinta-feira (23).

A informação foi divulgada pela titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, em transmissão ao vivo nesta quarta (22), na qual ela também informou que agendamentos para quinta e sexta (24) já estão disponíveis.

Veja lista de agendados para D1 nesta quinta-feira (23)

Veja lista de agendados para D2 nesta quinta-feira (23)

Veja lista de agendados para D1 nesta sexta-feira (24)

Veja lista de agendados para D2 nesta sexta-feira (24)

Quem tiver a partir de 30 anos, esteja cadastrado no Saúde Digital e resida na Capital pode se dirigir a centros de vacinação específicos para o público da repescagem da primeira dose (D1): os quatro Cucas, o Sesi Parangaba e o Shopping RioMar Fortaleza, localizado no Papicu.

Repescagens na sexta

Conforme a secretária, as faixas etárias de adolescentes de 13 anos e de adultos de 18 a 39 passarão por repescagem na sexta-feira. De acordo com a assessoria da SMS, a repescagem de adolescentes iniciou no último dia 16 de setembro, em ordem decrescente de idade e por agendamento. 

Ana Estela Leite ressaltou que idosos de mais de 60 anos que porventura não tenham se imunizado contra o coronavírus podem buscar o Centro de Eventos do Ceará para receber a vacina.

Segunda dose

A titular da SMS apontou que o agendamento da segunda dose (D2) é realizado conforme o Município receba doses reservadas para tal aplicação.

Por, muitas vezes, segundo ela, a Prefeitura antecipar a data-limite, marcada no cartão de vacinação, ela orienta que a população procure observar as listas de agendamento.

No caso da repescagem da D2, a população pode ir ao Centro de Eventos do Ceará, onde são disponibilizadas todas as marcas, e aos Cucas, nos quais a CoronaVac é oferecida.

De acordo com Ana Estela Leite, os Cucas oferecem imunizante da AstraZeneca a depender da estratégia que esteja sendo adotada no dia.

Balanço da vacinação

Ainda segundo a secretária da Saúde municipal, Fortaleza já aplicou as seguintes quantidades de doses:

D1: 1.947.031
D2: 1.118.122
Dose única (vacina da Janssen): 27.343
Dose de reforço: 679

A dose de reforço foi aplicada em idosos institucionalizados e com mais de seis meses da aplicação da D2, seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS).

Baseada em tais números, Ana Estela Leite informou que o número de pessoas imunizadas com pelo menos uma dose, se comparado ao da população total da Capital, é de 73,4%. A parcela com esquema vacinal completo equivale a 42,6% dos fortalezenses.

A titular da SMS ainda destacou que, para esta quarta-feira, há mais de 31 mil pessoas agendadas para recebimento de D1 e D2 no município.

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza