Movimento homossexual perde Janaína Dutra

Escrito por Redação ,
O movimento homossexual brasileiro perdeu, na tarde de ontem, um de seus referenciais. Faleceu em Fortaleza, aos 43 anos, o advogado Jaime César Dutra Sampaio, mais conhecido pelo nome de Janaína Dutra. O corpo foi velado na sede do Grupo de Apoio Asa Branca (Grab) e será sepultado às 14h de hoje em Canindé, sua cidade natal.

Janaína Dutra, que sofria de câncer pulmonar, é o primeiro portador de uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na qual o titular, um homem, está caracterizado como mulher. Essa condição pioneira fez Janaína ser chamada para ajudar o Ministério da Saúde a elaborar a primeira campanha sobre prevenção da Aids destinada aos travestis.

Recentemente, estava na presidência da Associação das Travestis do Ceará (Atrac) e da Articulação Nacional das Travestis (Antra). Também era assessora jurídica do Grab, entidade que ajudou a fundar em 1989 e foi vice-presidente nos mandatos 1995, 1997, 1999 e 2001.

“Foi uma grande liderança do movimento homossexual no Brasil e que contribuiu para a organização das travestis no Ceará”, comentou Orlaneudo Lima, presidente do Grab. “Só nos resta não baixarmos a cabeça e darmos continuidade ao trabalho dela”, acrescentou Orlaneudo.

ENTIDADES - O Grab atua na busca da defesa da livre expressão sexual e na realização de ações de prevenção de DSTs e assistência a portadores de HIV. Já a Atrac oferece acesso a cursos de profissionalização a travestis, além de assistência jurídica e encaminhamento a serviços em saúde.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.