Idosos agendados que perderam data da vacinação serão imunizados no domingo (14) em Fortaleza

Idosos não precisarão fazer reagendamento e devem mostrar lista do dia que estavam agendados. Imunização ocorrerá no Centro de Eventos

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Idosos que perderam agendamento terão segunda chance de se vacinar contra a Covid-19 neste domingo (14), no Centro de Eventos
Foto: José Leomar/SVM

Os idosos com mais de 75 anos, que estavam agendados para receber a vacina contra a Covid-19 em Fortaleza e perderam a data marcada, poderão se vacinar no Centro de Eventos neste domingo (14), sem necessidade de reagendamento. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (10) durante transmissão ao vivo da Secretaria Municipal de Saúde. 

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, os idosos devem apresentar comprovante de agendamento ou a lista do dia em que estavam agendados. "Leve seu comprovante, leve o seu nome na lista. Olha, está aqui o nome na lista do dia 6 ou do dia 7, e não pode ir, porque não viu a mensagem, porque perdeu ou porque tinha compromisso, poderá ir ao Centro de Eventos para ter essa segunda chance", explica Soares.

Fortaleza tem seis pontos para a vacinação de idosos: quatro no sistema drive-thru (Centro de Eventos, Castelão, Shopping Iguatemi e Shopping Rio Mar Kennedy) e dois com salas de vacinação (Cuca Barra e Cuca José Walter). No Castelão, também há salas de vacinação.

Veja também

Divulgação do agendamento 

Erlemus ressalta que os idosos devem se atentar para ir aos locais de vacinação apenas no horário pré-definido. O coordenador afirmou que as listas de vacinação dos Cucas não são divulgadas para evitar que idosos se aglomerem nos locais ou cheguem antes da hora.

O coordenador ressalta que os idosos cadastrados devem se atentar ao spam das caixas de e-mail e conferir se o telefone informado tem WhatsApp. Para os drive-thrus, as listas de idosos agendados também são divulgadas diariamente no site da Prefeitura. 

"Tem que ficar atento ao e-mail, porque pode estar no spam. A gente pede essa compreensão. Estamos dando vários meios de comunicação, para verificar se o realmente está ou não agendado para o dia do drive", afirmou Soares.

A prefeitura também realiza a vacinação de idosos em domicílio, priorizando os mais velhos e moradores dos bairros com maior circulação do coronavírus.

O balanço da Prefeitura aponta que 79.666 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza, entre idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde (pertencentes ao primeiro grupo da fase prioritária). Nesta terça-feira (9), 4.416 pessoas receberam a primeira dose do imunizante na capital. 

Solicitação de transporte

Os idosos agendados para o drive-thru que não tem veículo podem solicitar transporte para a vacinação na central telefônica da Prefeitura, no número 156. Nesta quarta-feira (10), o serviço começa e idosos que fizeram o pedido estão sendo transportados para drive-thru do Centro de Eventos. 

Segundo a Prefeitura, quando solicitar o serviço, o idoso informará o CPF e o atendente verificará se já existe o cadastro no sistema. Só assim será confirmado o agendamento e previsto o envio do transporte - em táxi ou aplicativo de transporte.

Troca de modalidade drive-thru/domiciliar 

Idoso que desejarem alterar a modalidade escolhida para receber a vacina de drive-thru para domicílio, e vice-versa, também podem entrar em contato pelos números de telefone: (85) 3452.6979 / 3452.6990. Ou pelo link enviado para os e-mails cadastrados na plataforma Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Também por esses meios é possível ainda alterar outros dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail. 

Como fazer o cadastramento 

O cadastramento é realizado exclusivamente pelo site Vacina Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza.  

Como fazer o agendamento 

Os agendamentos para a imunização são feitos com base na integração realizada com a Prefeitura de Fortaleza. As pessoas já cadastradas no Vacine Já ou no app Mais Saúde Fortaleza são alocadas nas agendas disponíveis. 

A lista com nomes dos pacientes agendados no drive-thru é disponibilizada no site da prefeitura todos os dias. A confirmação do agendamento é feita apenas pelo e-mail ou telefone inscrito durante o cadastro. 

Já no caso da vacinação domiciliar de idosos, a confirmação de dia e horário da visita dos vacinadores chega por e-mail ou mensagem de WhatsApp até 72 horas antes da aplicação. A confirmação é enviada de acordo com mapeamento das rotas de vacina definido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Agendamento para idosos acima de 90 anos 

Pessoas com idade acima de 90 anos e cadastradas no Vacina Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, não precisam agendar horário para receber o imunizante nos centros de vacinação drive-thru. Basta se deslocarem até o local para serem atendidos.  

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados