Homem solta pitbulls para atacar e matar gatos em terreno na Lagoa Redonda
Matanças são recorrentes segundo moradores do local; caso foi encaminhado à Delegacia de Crimes Ambientais
Moradores do bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, denunciam um vizinho que solta três cães da raça pitbull para matar gatos que vivem num terreno próximo.
A matança dura mais de um ano, segundo a denúncia. "A comunidade toda se sente mal. Imagina você se acordar de madrugada, escutar os miados dos gatos e de manhã a gente só encontrar os pedaços deles. Isso é desumano", afirma um dos maradores, que preferiu não se identificar.
Os gatos são esquartejados pelos cães. Como as imagens são fortes, o Diário do Nordeste optou por não publicá-las.
A Sociedade Protetora Ambiental do Ceará (SPA-CE) recebeu a denúncia há um ano, mas não houve solução por falta de provas. "A gente recebeu essa denúncia e na época mandamos um agente, mas quando ele chegou lá não tinha constado nada. Desta vez, com as provas podemos realizar a denúncia junto à Polícia Ambiental", informou o presidente Márcio Sousa.
Uma das provas encaminhadas a Justiça é um vídeo que mostra o momento inicial dos ataques aos filhotes.
Ainda segundo os vizinhos, o responsável adestra os cães para matar os filhotes. "O dono treina todo o processo do cachorro pegar os animais", afirmou outro morador que não quis se identificar.
O risco de sofrer ataques não é só dos gatos, pois os pitbulls passeiam sem as medidas de segurança obrigatórias por lei, relatam os denunciantes.
A Delegacia do Meio Ambiente abriu investigação sobre o caso e, caso se confirmem as denúncias, o supeito deverá responder por crime ambiental.