Gradis para evitar comércio ambulante serão recolocados na Rua José Avelino nesta segunda-feira (24)

Barreiras estavam em fase de testes e foram retiradas neste fim de semana pela Agefis. Medida visa evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19 entre feirantes e consumidores

A Rua José Avelino amanheceu neste domingo (24) sem gradis de isolamento para evitar o comércio informal, conforme verificou equipe de reportagem do Sistema Verdes Mares. As barreiras haviam sido instaladas na área do entorno na última terça-feira (18) pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Segundo o órgão, a medida de isolamento estava em período de teste e os gradis serão recolocados na segunda-feira (24). A medida busca evitar aglomerações de ambulantes no local e, consequentemente, a disseminação da Covid-19. O descumprimento pode resultar em multa e apreensão de mercadorias.

Além da Rua José Avelino, os gradis foram instalados nas ruas Sobral e Governador Sampaio, Alberto Nepomuceno, Travessa Crato e áreas próximas ao Mercado Central e Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Descumprimento da medida

Na manhã de sexta (22), agentes da Agefis dispersaram ambulantes no local apontando o descumprimento dos decretos municipais e estaduais e também lavraram três documentos fiscais. 

Conforme apontado pelo órgão, a fiscalização atua em pontos fixos e volantes para verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo o horário de funcionamento estabelecido pelo decreto estadual publicado em 15 de maio. 

Horário de funcionamento 

Para as regiões de Fortaleza e Sobral, o comércio de rua só pode funcionar das 10h às 19h, enquanto os shoppings têm o horário de 12 às 21h. Os restaurantes podem abrir às 10h e fechar às 21h, com limite de até 50% da capacidade. Em todo o Estado, vigora o toque de recolher das 22h às 5h

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza