Governo do Ceará formaliza aquisição do Hospital Geral de Crateús

Unidade é privada, mas passará a ser de responsabilidade da rede pública, informa o governador Camilo Santana (PT)

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
decreto
Legenda: Camilo Santana assinou o decreto de aquisição da unidade na noite dessa sexta-feira (18)
Foto: Reprodução/Instagram

O Hospital Geral de Crateús, que atualmente pertence à rede privada, está sendo adquirido pelo Governo do Ceará para integrar a rede estadual de saúde. A aquisição da unidade foi anunciada na manhã deste sábado (19) pelo governador Camilo Santana (PT) em publicação nas redes sociais.

Segundo o gestor, o decreto que torna a área do hospital de utilidade pública foi assinado ainda na noite dessa sexta-feira (18) com a presença do titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Dr. Cabeto, além do prefeito de Crateús, Marcelo Machado, do vice-prefeito Dr. Nenzé, e da assessora especial do governo, Janaína Farias. 

Estrutura

O equipamento dispõe de 155 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalados para tratamento de pacientes com Covid-19. As acomodações de alta complexidade permanecerão no hospital mesmo após o fim da pandemia, garante o governador. Além disso, os pacientes terão “diversos tipos de consultas e exames”, como cirurgia geral, obstetrícia, neonatologia, pediatria, anestesiologia e traumatologia. 

De acordo com a Sesa, a estrutura conta ainda com laboratório, Raio-X e ultrassonografia. A Pasta detalhou ainda que a unidade realizou neste ano 420 procedimentos cirúrgicos, 234 partos e 680 internações.

Regionalização

“A aquisição do hospital faz parte do nosso processo de regionalização da saúde. Crateús contará com um hospital-polo para atender não apenas o município, mas toda a região. Temos trabalhado muito para aumentar nossa rede de saúde e melhorar as condições de atendimento para os cearenses”, frisou Camilo Santana.

Além das unidades de Fortaleza, o Ceará conta com unidades estaduais em Sobral, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. O hospital regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, será entregue “em breve”, conforme o governador, sem citar a data de início das atividades.

No último dia 26 de novembro, Camilo Santana também comunicou a compra do Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, que antes era uma unidade particular, mas foi requisitada pelo Governo do Estado para atender infectados pelo novo coronavírus. Dessa forma, o equipamento passou a integrar o Sistema Único de Saúde.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados