Fortaleza recebe prêmio internacional de mobilidade urbana nos Estados Unidos
A comenda foi concedida após Fortaleza adotar projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva.
“Fortaleza está ocupando um papel de destaque no Brasil, de fato. Uma Cidade que está avançando na área de mobilidade, ainda que frente a toda a adversidade do Brasil. Há uma esperança de que tem como a gente avançar”. A declaração é de Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês), entidade responsável pelo Sustainable Transport Award (Prêmio de Transporte Sustentável), entregue na noite desta terça-feira, dia 15 de janeiro, em Washington, capital dos Estados Unidos.
Fortaleza recebeu a comenda – uma das principais de mobilidade urbana no mundo - após concorrência com grandes cidades, por adotar projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. A Capital cearense concorreu com projetos do mundo inteiro e foi, nesta edição, a única agraciada com a condecoração.
Uma comitiva de secretários e técnicos da Prefeitura de Fortaleza, comandada pelo secretário executivo de Conservação e Serviços públicos, Luiz Alberto Saboia, o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, e a assessora especial de Assuntos Internacionais, Patrícia Macedo, recebeu a comenda na cerimônia, em representação ao prefeito Roberto Cláudio, que desmarcou o compromisso para acompanhar de perto a crise de segurança na Capital.
Premiação
O Sustainable Transport Award é um dos principais prêmios de mobilidade urbana do mundo, tendo sido entregue a cidades como Paris, Seul, Santiago, São Francisco e Nova York.
“Fortaleza está sendo premiada pela liderança em segurança viária. Temos melhoria nos índices de acidentes, queda nos números de mortes, melhoria nos ônibus e políticas cicloviárias. Nós estamos fazendo isso em meio à crise e à recessão e isso mostra que ações simples são possíveis de serem feitas em outras partes do mundo, a qualquer momento”, disse Luiz Alberto Saboia, que também é coordenador do Programa de Ações Imediatas em Trânsito e Transporte (PAITT).
Entre as inovações consideradas estão a implantação das ciclofaixas, o programa de bicicletas compartilhadas, a implantação de áreas de trânsito calmo e as travessias elevadas para pedestres, além do investimento no sistema de ônibus, que inclui bilhete único e renovação da frota.
O comitê organizador da comenda considerou que os projetos adotados em Fortaleza são perfeitamente replicáveis em qualquer lugar por se tratar de iniciativas simples de baixo custo e de considerável impacto social.
“É reconhecimento de iniciativas que, com baixo custo, mostram que é possível transformar a vida da população. E agora tem um reconhecimento internacional. É gratificante para enfrentar os desafios de mobilidade que estão por vir”, diz o presidente da AMC, Arcelino Lima.
Forum
Durante a visita, a comitiva da Prefeitura participou de discussões sobre segurança no trânsito e saúde pública, promovida pela iniciativa Bloomberg, além de ter feito reuniões a respeito do Forum Mundial Mobilize Fortaleza 2019, que vai ocorrer na Capital cearense, em junho, e deve receber os principais especialistas do mundo nesta área. Em um vídeo rápido exibido durante o evento, o prefeito Roberto Cláudio agradeceu e fez um convite para que todos participem do Forum na Capital.
O jornalista viajou a convite da Prefeitura de Fortaleza