Fortaleza adota bafômetro sem necessidade de contato com a boca para blitze de Lei Seca

O equipamento, que detecta embriaguez sem contato físico, já começou a ser usado pela AMC neste mês de novembro

Escrito por Redação ,
Agente usando o aparelho em operação
Legenda: AMC adota novo modelo de etilômetro para blitz
Foto: Rodrigo Carvalho / Divulgação / AMC

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) passou a usar aparelhos para detecção de alcoolemia que realizam o procedimento apenas através do sopro, durante as blitze e a Operação Lei Seca deste mês de novembro, em Fortaleza. 

Veja também

Desde o início da pandemia, o uso desses chamados “bafômetros passivos” foram intensificados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por não necessitarem do contato físico com o aparelho. 

Segundo a AMC, o novo equipamento identifica a presença de álcool apenas com o sopro do condutor numa haste de metal. 

AMC espera ampliar o número de testes com novo aparelho

Sem contato da boca com o etilômetro, informou, o comando de fiscalização poderá abordar os condutores com mais efetividade. A expectativa é que a nova tecnologia possa otimizar o número de testes de alcoolemia.

O aparelho irá reforçar as ações do órgão. Juliana Coelho, superintendente da AMC, reforça que o consumo de álcool aumenta durante as festas do fim do ano e, consequentemente, as infrações no trânsito também. 

"O álcool prejudica o equilíbrio, a coordenação motora e os reflexos, podendo deixar o condutor apático e lento. Em uma situação de perigo, o condutor não terá condições de agir para evitar um acidente", frisa.

 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados