Feiras da Parangaba e Messejana funcionam sem permissão neste domingo (28)

Feiras livres serão permitidas apenas a partir da quarta fase do plano de retomada econômica

Escrito por Redação ,
Feira da Messejana não poderia estar ocorrendo, mas, neste domingo, flagrante de permissionários e compradores foram feitos
Legenda: Feira da Messejana não poderia estar ocorrendo, mas, neste domingo, flagrante de permissionários e compradores foram feitos
Foto: José Leomar

Mesmo sem permissão para funcionamento, feiras tradicionais dos bairros Parangaba e Messejana ocorreram neste domingo (28). A segunda fase de flexibilização do isolamento ainda não prevê o funcionamento de feiras livres em Fortaleza. Além das aglomerações, algumas pessoas presentes não utilizavam máscaras ou faziam uso do equipamento de proteção de forma errada, deixando nariz e boca descobertos. 

 

Apesar de parte do comércio estar reabrindo com o plano de retomada econômica proposto pelo Governo do Estado, como lojas e shoppings, as feiras livres ainda não estão incluídas nas atividades permitidas. Essa modalidade só poderá funcionar plenamente na quarta fase do planejamento. De acordo com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), responsável por fiscalizar o cumprimento do decreto municipal de isolamento, 25 feiras livres já foram encerradas desde o dia 1º de junho. 

Outros 350 estabelecimentos foram fechados por não respeitar as regras de funcionamento. Neste domingo (28), segundo o órgão, ações de fiscalização devem acontecer no Centro, na Avenida Beira Mar e em pontos tradicionais de feiras.

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

 

Embora os índices observados da Covid-19 tenham apresentado melhora na situação da pandemia em Fortaleza, a recomendação ainda é que a população utilize máscaras e mantenha o distanciamento social. Conforme a Agefis, no total foram feitas 1.024 ações, incluindo a dispersão de aglomerações. O avanço para os próximos cenários de reabertura dependem de níveis de transmissão do vírus, taxas de ocupação de UTI e crescimento do número de mortes. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados