Feira da José Avelino registra movimento maior de consumidores

Sem bloqueio da Avenida Alberto Nepomuceno, a feira invadiu calçadas, constituindo em desafio para a gestão municipal no sentido de inibir o desordenamento

Escrito por Marcus Peixoto ,

A aproximação com o fim de ano tem aumentado a movimentação da Feira da José Avelino que se estendeu, neste domingo, até o entorno da Catedral de Fortaleza e desafiaou a gestão municipal no sentido de inibir a desordem instalada nas vias públicas. Na manhã deste domingo (27/11), o comércio de confecções e acessórios invadiu áreas não permitidas para instalação de barracas ou venda pelos ambulantes, como na Avenida Alberto Nepomuceno, causando transtornos para o tráfego de veículos. Os excessos foram explicados pelos vendedores autônomos como consequência natural do crescimento da demanda.

Apesar de haver um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre os vendedores, a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério Público para o funcionamento da feira, estabelecido no início da gestão do prefeito Roberto Cláudio, que restringiu o comércio às ruas José Avelino, Travessa Icó, Governador Sampaio e a Feira do Viaduto, outras áreas foram invadidas. Com isso, houve prejuízos para aqueles que permaneceram nas áreas autorizadas, e para o fluxo de veículos, prejudicado em vias ocupadas por camelôs e barraqueiros.

A comerciante Maria Augusta da Silva Pires, responsável por 60 barracas na Rua José Avelino, criticou a desordem gerada pelos concorrentes. Para ela, muitos saem perdendo com o desrespeito às regras, especialmente o consumidor, que fica impedido de ir até aos locais onde há maior organização e investimento na qualidade dos produtos.

O titular da Regional do Centro, Ricardo Sales, disse que está mantido o TAC para que a feira não ultrapasse as áreas delimitadas pelas quatro áreas, nos dias de quarta para quinta-feira e de sábado para domingo. Os excessos vêm sendo tolerados, em decorrência do período que representa o aumento da demanda. No entanto, ele afirmou que a gestão municipal continuará a inibir que o desordenamento prejudique o ir e vir das pessoas nas vias públicas.

Outra medida voltada para a Feira da José Avelino é deslocamento do comércio para o bairro da Jacarencanga, nas imediações da Escola de Aprendizes Marinheiros, por meio da iniciativa privada. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.