Defensoria Pública oferece atendimento psicossocial por telefone durante isolamento no Ceará
Os telefones foram distribuídos conforme a área de atuação, como assuntos de direitos das mulheres, direito da pessoa presa, ou infância e juventude, por exemplo
A população que necessita dos serviços psicossociais da Defensoria Pública do Estado vai poder ser atendida por telefone pelas psicólogas e assistentes sociais. Essa foi a solução encontrada pela Defensoria para evitar aglomerações, devido ao período de quarentena determinado pelo Governo Estadual diante da pandemia do novo coronavírus, e continuar atendendo quem precisa do serviço. Os atendimentos são feitos a partir de Fortaleza e também da Região do Cariri.
"Estamos fazendo isso porque entendemos que a situação de confinamento pode agravar ainda mais questões psíquicas. Todos fomos pegos de surpresa com essa pandemia, mas estamos nos adaptando e vamos garantir que as pessoas possam acessar o serviço. Esses canais são para que a gente não os deixe sem escuta”, explica a coordenadora das equipes psicossociais da Defensoria, psicóloga Andreya Arruda.
Os telefones foram distribuídos conforme a área de atuação, como assuntos de direitos das mulheres, direito da pessoa presa, ou infância e juventude, por exemplo.
"Espaço de escuta"
Para a psicóloga Andreya Arruda, a impossibilidade de buscar a ajuda da Defendoria ou mesmo a "escuta" dos profissionais pode agravar a situação das pessoas que estão confinadas.
"Esse é um público que busca a rede psicossocial em busca de um espaço de escuta. E a gente não pode simplesmente não ouvir mais. O impacto disso é grande na vida dessas pessoas. Quando tem fator familiar, a gente sempre nota muita frustração, muito desgaste psíquico. Tem assistido que nos demanda muitos olhares”, acrescenta Andreya.
Pessoas em situação de rua
O acolhimento psicológico às pessoas em situação de rua também é uma preocupação das equipes da Defensoria, que estão elaborando um levantamento da situação das redes psicossociais do Ceará para definir uma logística de atendimento a essa população.
Desta forma, equipamentos que já acolhem esses indivíduos para banhos, refeições e higienização, por exemplo, vão poder acionar o atendimento psicossocial da Defensoria por telefone.
Para entrar em contato:
Em Fortaleza
Direitos da mulher:
85 98560-2709 (8h às 14h) e 85 99294-2844 (11h às 17h)
Direitos da pessoa presa
85 99171-7476 (8h às 14h) e 85 98163-3839 (11h às 17h)
Direitos da Infância e Juventude:
85 9922-04953 (8h às 14h) e 85 98717-3004 (11h às 17h)
Atendimento inicial da Defensoria
(família e cível): 85 99731-0293 (8h às 14h) e 85 98866-4520 (11h às 17h)
Adolescente em Conflito com a Lei:
85 9816-20641 (8h às 14h) e 85 9868-30897 (11h às 17h)
Cariri
Atendimento psicossocial no Cariri:
88 988420757 (8h às 14h) e 88 988420757(11h às 17h)