Coronavírus: Fortaleza tem ruas e avenidas parcialmente vazias na manhã desta terça; veja fotos

Circulação de pessoas diminuiu em pontos como a Praça do Ferreira, terminal de ônibus da praça Coração de Jesus e ruas do Centro

Escrito por Gioras Xerez ,
Legenda: Fluxo de veículo tranquilo na Avenida da Universidade, no bairro Benfica
Foto: Camila Lima

Fortaleza teve uma manhã com pouco fluxo de pessoas e de veículos em algumas ruas e locais públicos nesta terça-feira (17). Nesta segunda-feira (16), o governador Camilo Santana (PT) decretou estado de emergência em saúde pública por causa do coranavírus . Dentre as medidas, estão a suspensão de aulas nas escolas e universidades públicas por 15 dias a partir de quinta-feira (19) e de eventos públicos com a participação de mais de 100 pessoas.

O terminal de ônibus do Centro, na praça Coração de Jesus, normalmente local de grande trânsito de pessoas, estava mais calmo do que costume nesta manhã  

Legenda: Orla ficou vazia durante a manhã
Foto: Camila Lima
Legenda: Passageiros com máscaras no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé
Foto: Camila Lima
Legenda: Avenida Beira Mar com baixíssimo movimento nesta terça-feira
Foto: Camila Lima
Legenda: Mercado Central registrou pouco movimento
Foto: Camila Lima
Legenda: Região turística sem movimento nesta terça
Foto: Camila Lima

Outros locais do Centro da capital ficaram quase vazios, como estabelecimentos localizados nas ruas Barão do Rio Branco, Major Facundo e no entorno da Praça do Ferreira. Foi possível observar várias pessoas com máscaras.

A capital cearense possui oito dos nove casos confirmados do novo coronavírus no Ceará, conforme atualização da Secretaria da Saúde (Sesa) feita na tarde desta segunda-feira (16). Outros 62 casos estão sob investigação, e 99 já foram descartados.

A Avenida da Universidade, que liga bairros como Farias Brito e Benfica para o Centro, ficou com o trânsito tranquilo, como se fosse feriado. Ruas paralelas à Reitoria e à Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará (UFC) também ficaram praticamente vazias. O mesmo ocorreu na Estação do Metrô de Fortaleza do Benfica.  

Legenda: Mercado Central registrou pouco movimento
Foto: Camila Lima

No Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, na Avenida Borges de Melo, no Bairro de Fátima, a quantidade de passageiros também foi considerada pequena em comparação a outros dias. Funcionários de empresas de ônibus, comerciantes e os próprios passageiros foram vistos com máscaras.

> 12 atitudes: o que fazer para evitar a doença ou transmitir
> Diário lança e-book para compartilhar pelo WhatsApp

Isolamento e hábitos

Para a virologista e epidemiologista da UFC, Caroline Florêncio, as medidas tomadas pelo poder público estão de acordo com o que vem sendo implementado em outros países, como a China, que conseguiu controlar a epidemia.

"O isolamento, juntamente com os hábitos de educação e higiene adotados, são as melhores armas contra o avanço do número de casos", diz a pesquisadora.

Para Caroline, é preciso "sermos cuidadosos ao extremo neste momento em que estamos sob controle do que esperar acontecer um número assustador de casos (como na Itália)". A medida de isolamento pode ajudar a conter os casos que chegam ao Ceará, segundo ela. "A exemplo da China, que agora reporta casos importados apenas, o isolamento é de fato bastante eficaz", diz Florêncio.

> Serviços e instituições são afetados por causa do coronavírus no Ceará; veja o que mudou

Legenda: Estação da Praça Coração de Jesus no Centro de Fortaleza vazia
Foto: Camila Lima

De acordo com a pesquisadora da UFC, o medo da população nesse primeiro momento é natural, mas na "medida em que passamos a conhecer mais a doença, o seu agente e sua epidemiologia, o medo dá lugar à razão".

"E assim como o H1N1 ficou comum, talvez a Covid-19 seja também mais um vírus a ter circulação entre os humanos. Ter medo é natural diante uma doença emergente", conta Caroline.

Assim como o secretário de saúde, a professora reforça a previsão de que o pico epidemiológico da doença no Estado do Ceará ocorrerá em torno do mês de abril.

"Nós temos outros vírus endêmicos aqui em Fortaleza, como o vírus sindicial respiratório e o influenza A, que tem o seu pico de atividade no mês de abril - tem artigos que comprovam isso. Se a Covid-19 vai seguir o mesmo comportamento, só o tempo dirá".

Tira-dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia da Covid-19 no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados