Confirmação de agendamento para vacina de idosos será enviada até 72h antes da aplicação na Capital

Durante live do Diário do Nordeste, a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, garantiu o prazo

Escrito por Bruna Damasceno ,
vacina idosos
Legenda: Vacinação domiciliar de idosos começou nesta quarta-feira (27) em Fortaleza
Foto: Isanelle Nascimento

A confirmação de dia e horário da visita dos vacinadores a idosos em Fortaleza chegará por e-mail ou mensagem de WhatsApp até 72 horas antes da aplicação. A confirmação será enviada de acordo com mapeamento das rotas de vacina definido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A informação é da titular da pasta, Ana Estela Leite. Ela participou de entrevista ao vivo nas redes sociais do Diário do Nordeste, na tarde desta quinta-feira (28), tirando dúvidas sobre a vacinação. E, segundo a secretária, a meta é, cada vez mais, aprimorar o sistema para a confirmação ser enviada o quanto antes.

Veja também

“Para a rota de amanhã, por exemplo, a pessoa já deve ter recebido (a confirmação). Ou vai receber hoje. Nós estamos aprimorando, evoluindo, melhorando a nossa logística”, disse. 

O prazo vale para quando o cadastro foi realizado pelo sistema Vacine Já, mas não houve resposta sobre a data do agendamento, e, também, para quem não recebeu o e-mail de confirmação. Em ambas as situações, explicou, a pessoa será contactada neste período. 

Erros no cadastro

As pessoas que não conseguiram atualizar ou corrigir uma informação errada no sistema de cadastramento da SMS poderão corrigi-la através dos números: (85) 3452-6979 e 3452-6990. Isso valerá para e-mail, nome, telefone e endereço. Esse contato é exclusivamente para correção desses dados, frisou a secretária. 

Ana Estela explicou que, como as plataformas disponíveis não permitem fazer essa mudança, os números foram disponibilizados.

Cuidadores de idosos

Dúvida comum entre o público que acompanhou a live com a secretária, a vacinação dos cuidadores de idosos ainda não está definida. Segundo a secretária, nas visitas domiciliares para vacinação dos idosos está sendo feito um pré-cadastro dos cuidadores que será apresentado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para definição da estratégia de imunização a partir da chegada de mais doses de vacinas.

"(A quantidade de cuidadores) é um número que não conhecemos. Alguns idosos acima de 75 anos não têm cuidadores, ainda têm autonomia, outros têm quatro. Então, você tem diferentes realidades", citou. "Mas já garantir a imunização dos idosos é uma proteção desejada e almejada por todos", frisou Ana Estela.

Reveja a entrevista

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.