Comunicado: De olho nas gestões municipais

Escrito por Redação ,

O Diário do Nordeste vem cobrindo, desde o fim de dezembro de 2020, os casos de prefeituras em situação de desmonte. São aqueles cenários, em regra, em que um governante está entregando a gestão municipal, depois da derrota nas urnas, para um adversário político. As investigações ocorrem rotineiramente por parte do Ministério Público do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado buscando identificar irregularidades com a administração pública. Infelizmente, é comum que serviços sejam interrompidos na transição das administrações.

Isso ocorre, principalmente, porque não há uma transição ideal entre as lideranças políticas. Para isso, um mapeamento é feito para evitar que, na mudança das gestões, serviços públicos sejam suspensos. O TCE divulgou uma lista de municípios que foram alvo de observação para uma transição responsável. Poucos dias depois, este jornal recebeu denúncias de moradores de outras cidades alegando a suspensão dos salários dos servidores, além do acúmulo de lixo nas ruas e fechamento de postos de saúde. O cenário preocupa.

Lixo nas ruas

No início da nova gestão municipal, em Caucaia (segundo maior colégio eleitoral do Ceará), a cidade enfrenta o problema da falta da coleta de lixo. Em várias ruas da cidade, o entulho se acumula e se espalha, deixando o mau cheiro e sendo palco de doenças. E tudo é visível de longe, a olho nu. Logo na entrada do Município, é possível identificar pontos de lixo ao longo da BR. Esse é um desafio que o novo prefeito Vitor Valim (Pros) tem logo nos primeiros dias de governo.

Rotina

O problema visto em Caucaia não é novo. Na transição da administração anterior, quando Naumi Amorim (PSD) assumiu a gestão, o cenário também se repetiu. O desafio, portanto, é tentar solucionar a situação em tempo hábil para que a população não fique ainda mais prejudicada. O prefeito Vitor Valim (Pros) disse, em vídeo publicado nas redes sociais, que está em contato com o Ministério Público do Estado para encontrar uma solução, já que o contrato com a empresa que coleta lixo foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2020.

Preparação

Falando em administração municipal, quem assume agora as prefeituras municipais, além dos problemas deixados pelas gestões anteriores, vai precisar se preparar para um ano difícil na saúde pública. Uma das áreas que certamente exigiu mais atenção e cuidado da administração municipal durante o ano de 2020 foi a de saúde. Para amenizar a situação, ao longo do ano passado, os municípios receberam diversos repasses graças ao movimento municipalista. Organização que deverá continuar forte para este ano de 2021.

Seminário

Para orientar os gestores municipais que assumiram as prefeituras no início deste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove os Seminários Novos Gestores dos dias 18 a 28 de janeiro. Entre as temáticas, a programação discutirá a questão dos Repasses Federais e Gestão de Pandemia. Os eventos são divididos por regiões: 18 e 19 de janeiro: Região Nordeste; 21 e 22 de janeiro: Regiões Norte e Centro-Oeste; 25 e 26 de janeiro: Região Sudeste; e 27 e 28 de janeiro: Região Sul.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados