Comunicação: Atenção a golpes na internet

Escrito por Redação ,

Não é novidade que estelionatários se aproveitam de qualquer desatenção das vítimas para aplicar golpes. Por isso, no ambiente virtual a atenção deve ser redobrada, pois a internet está cheia de pessoas mal intencionadas. Um novo tipo de golpe, que frauda boletos bancários, tem chamado a atenção da Polícia Civil do Ceará. Geralmente, o golpe é aplicado de duas formas: quando a vítima clica em um malware ou vírus na internet, que permite ao estelionatário acessar o seu computador ou dispositivo móvel e alterar códigos de barras de boletos (ou emitindo um novo semelhante ao que você tinha salvo); e a segunda maneira é clicando em páginas falsas, que oferecem serviços ou produtos a um preço muito aquém do mercado, e baixando boletos para pagamentos. Em ambos os casos, há a fraude das faturas. A vítima paga o boleto achando que está pagando alguma conta ou adquirindo algo, quando na verdade o dinheiro é vai para a contar de um fraudador. Por isso, a Polícia Civil tem chamado a atenção da população para o novo tipo de golpe e alertado para alguns cuidados.

Cuidados

Os primeiros cuidados são sobre a forma como se utiliza a internet. É sempre bom navegar em sites confiáveis, com certificados de segurança, ter um antivírus instalado e evitar clicar em anúncios chamativos, com vários alertas e preços muito diferentes do mercado. Já sobre o boleto, pode-se verificar algumas informações para saber se ele é falso ou não: como conferir os dados inseridos; grafia correta das palavras; instituição financeira; verificar se os últimos números do boleto correspondem ao valor que será pago na fatura; verifique a procedência da empresa que emitiu a fatura, buscando por ela ou pelo seu CNPJ na internet; evite fazer transações financeiras utilizando redes Wi-Fi públicas.

Vacina contra a gripe

Apesar da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 se encerrar hoje, conforme calendário do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Fortaleza continuará a oferecer vacina até o dia 20 de julho. Cerca de 700 mil pessoas (82% dos fortalezenses do público-alvo) já foram imunizados. No entanto, como ainda há doses da vacina, a Capital seguirá ofertando uma última chance para que ainda não foi imunizados. A vacina protege contra a gripe H1N1, H3N2 e a Influenza tipo 'B'. Por isso, os 113 postos de saúde da Capital continuarão ofertando as dosagens. A vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus.

Quem deve tomar

O público-alvo da vacinação contra gripe é composto por: idosos a partir de 60 anos; profissionais da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; população indígena, portuários; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transportes coletivos; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; pessoas com deficiência; adultos com 50 a 59 anos e professores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.