Casarão dos Fabricantes: empresa diz esperar permissão da Prefeitura para escoramento do prédio

Intervenção é necessária para finalizar o periciamento e retirar parte da mercadoria que ainda se encontra no local. Secretaria informa que não é responsável por ceder permissão

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Casarão dos Fabricantes
Legenda: Novo espaço já foi definido. Por conta da mudança e para evitar maiores prejuízos, lojistas estão isentos das taxas de manutenção de 'box' até janeiro de 2021
Foto: Theyse Viana

A administração do Casarão dos Fabricantes, que teve parte da estrutura comprometida durante incêndio no último sábado (5), afirma esperar permissão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para início das obras de escoramento do prédio. Por meio da assessoria de imprensa, a Pasta,  entretanto, negou responsabilidade de liberação da obra. Está agendada para a manhã desta quinta-feira (10), uma reunião entre as partes para discutir o assunto. 

Por conta da instabilidade do edifício, na segunda (7), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) interrompeu o periciamento devido a fragilidade do imóvel. Por isso, a causa do acidente ainda não foi identificada. Em nota enviada ao Sistema Verdes Mares, a Pefoce informou que a suspensão ocorreu “devido ao risco à integridade física da equipe pericial e de terceiros”.

O órgão também solicitou aos responsáveis pelo prédio “a contratação de uma empresa que garantisse a estabilidade da estrutura comprometida”. Somente a partir do apoio e das condições de segurança necessária, o órgão continuará os trabalho de coleta. A Defesa Civil do Ceará também aguarda a liberação do local para o diagnóstico da situação. “O relatório será elaborado quando os agentes conseguirem entrar e fazer a avaliação”, informou.  

Vanessa Fenego, advogada e representante jurídica do Casarão, informa que já contactou a empresa para o serviço mas que, por conta dos trâmites públicos, espera retorno da Prefeitura sobre o assunto.  “Nós já estamos com a empresa contratada mas como aqui é um espaço público, ninguém pode entrar sem permissão da Prefeitura de Fortaleza. Caso a nossa entrada seja barrada nós devemos entrar com um processo administrativo. Nós temos lojistas que aguardam essa decisão para retirar o material que não foi queimado e ainda está no local”, explica. 

Novo endereço

Os lojistas do Casarão dos Fabricantes já tem um novo endereço para funcionamento, na Rua Rufino de Alencar com Rua Baturité, nas proximidades da atual localização. De acordo com a administração comercial do Casarão, o novo espaço foi escolhido em reunião realizada na Assembleia Legislativa do Ceará na tarde da última terça-feira (8), após consulta aos permissionários. 

As vendas devem retornar ainda em setembro e 200 box serão disponibilizados, número maior do que no endereço anterior. Ainda segundo representantes da unidade comercial, os lojistas estarão isentos do pagamento por "box" no endereço escolhido até janeiro de 2021. De acordo com a assessoria jurídica dos administradores, 98% dos comerciantes presentes na reunião aderiram à proposta. "Os comerciantes terão linha de credito especial no BNB, além de toda uma estrutura jurídica à disposição", afirma Vanessa. 

Há 15 anos com quiósques no Casarão, a lojista Laide Bezerra, 52, vê o novo espaço como o melhor entre as alternativas apresentadas. "É perto do Casarão e diferentes das outras opções que foram mostradas nós não vamos precisar nos adequar aos horários de funcionamentos dos outros cantos", explica. Proprietária de 4 'box' ela comemora o aumento do novo espaço, apesar de admitir que toparia retornar ao endereço anterior. "É um ponto histórico, somos uma família Casarão. Se houver possibilidade de voltar, a gente vai querer voltar, sim", conclui. 

A empresa também articula campanha de doação para os permissionários e garante que todos os valores serão repassados para os lojistas, além de alertar para o oportunismo nas redes sociais.  “Nós chamamos a atenção das pessoas para essas vaquinhas virtuais. É bom verificar se a pessoa realmente está como comerciante do Casarão, se ela tem algum vínculo com a empresa” explica Vanessa.   

Entenda o caso

Legenda: Incêndio de grandes proporções atinge Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza
Foto: Paulo Sadat

Localizado na Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua Rufino de Alencar, no Centro de Fortaleza, parte da estrutura do Casarão dos Fabricantes ficou comprometida após um incêndio de atingir o prédio no último sábado (5).  Piso, portas, janelas e o telhado do casarão foram consumidos pelo fogo. 

Devido a intensidade das chamas, o Corpo de Bombeiros do Ceará tentou impedir que as chamas atingissem a Catedral de Fortaleza e o Mercado Central, prédios vizinhos ao imóvel. Manequins e mercadorias que não chegaram a ser atingidos pelas chamas foram retirados da edificação e empilhados na calçada, em frente ao Mercado Central. 

De acordo com o coronel Cleiton Bezerra, comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, uma parte do prédio apresenta "rachadura significante" e o piso do Casarão, que era todo de madeira, já ficou completamente destruído e com um abismo para o subsolo no interior do edifício. Por conta do risco, nenhum bombeiro pode entrar no local.

"Se a gente observar, lá no canto já tem uma rachadura bastante significante, ele (o prédio) tem subsolo, então o piso que era de madeira já foi embora todo. Se você chegar na proximidade dele tá um grande abismo, o motivo maior pelo qual o bombeiro não pode entrar", explica o comandante geral da operação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.