Advogados ressaltam legado do cearense Roberto Martins Rodrigues; velório ocorre neste domingo (30)

Jurista foi presidente da OAB-CE e era tido como a maior referência no Estado em Direito Administrativo

Escrito por Redação ,

O corpo do jurista cearense Roberto Martins Rodrigues está sendo velado na funerária Ethernus, na Aldeota, neste domingo (30). O advogado faleceu na noite do último sábado (29), aos 90 anos, de septicemia, uma infecção generalizada do organismo. A missa ocorre nesta manhã, e em seguida será feita a cremação, em momento reservado.

Roberto Martins Rodrigues era advogado, professor e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE). O jurista era considerado a maior referência cearense do Direito Administrativo. 

"Ele influenciou muitas gerações de operadores do Direito. Era um profundo conhecedor do Direito Adminsitrativo, de referência nacional. Além de ser um ser humano fantástico", declarou o advogado e músico Ricardo Bacelar, colega de longa data. "Ele era amigo do meu avô, meu pai e meu. Fui estagiário dele, quando aprendi muito sobre a advocacia e sobre a vida".

O advogado Djalma Pinto ressaltou a singularidade e pioneirismo do profissional. "Foi um precursor do direito de defesa na amplitude consagrada na Constituição. Quando ninguém no Brasil propagava ou defendia o direito de defesa, o professor Roberto Martins Rodrigues já demonstrava à sociedade brasileira a necessidade do seu integral respeito para a concretização do ideal de justiça e da harmonia no grupo social". 

 Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas definiu o jurista como "Um estudioso incansável e um influente pensador dos nossos tempos". Roberto Martins Rodrigues foi prsidente da entidade em dois momentos: 1960 a 1963 e de 1970 a 1977. Ele também foi Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. A Ordem determinou luto oficial de três dias. 

Na docência, o jurista atuou como professor titular de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mestrado e Doutorado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.