36 leitos direcionados a Covid-19 são desativados em Maracanaú

O Hospital Municipal continua ofertando 10 leitos clínicos, 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e dois leitos de observação para pacientes com Covid-19.

Escrito por Redação ,

O município de Maracanaú atualmente o quarto no ranking de cidades com mais registros do novo coronavírus no Ceará, desativou este mês de agosto 36 leitos direcionados, exclusivamente, a pacientes com o vírus. Segundo o Secretário de Saúde do município, Torcápio Vieira, a queda de 95% nos casos de infecção pelo vírus Sars-Cov-2, em relação ao pico da doença, foi um dos motivos que levaram a essa decisão. 

Segundo informações repassadas pela Prefeitura de Maracanaú, por meio de nota, dos 36 leitos desativados, 20 estavam localizados no Hospital Municipal João Elísio de Holanda, também conhecido como Hospital Geral de Maracanaú, e os outros 16 estavam na Associação Beneficente Médica Pajuçara (Abemp), associação conveniada ao Município durante os meses de maio, junho e julho.

“Nós temos hoje em Maracanaú em torno de 9 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), desse total temos duas ou três ocupações, em torno de 30% do máximo. Isso já foi um bom indício para gente começar a observar os leitos clínicos.E então [outro indício é que] hoje, em Maracanaú, nós temos 95% de queda de casos confirmados Covid-19 e 93% de queda de internação em leitos de UTI”, explica Torcápio Vieira, Secretário de Saúde de Maracanaú, sobre os motivos que levaram à desativação dos leitos. 
  

Maracanaú hoje (24), apresenta 6.083 casos confirmados da doença. Além disso, o município acumula 235 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são da plataforma digital IntegraSUS, administrada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), na atualização das 18h39, desta segunda-feira (24).  

Segundo o representante da pasta, no período entre 2 e 22 de agosto, ocorreram apenas três óbitos em decorrência da doença pandêmica, no municipio de Maracanaú. Esses dados também foram indicios importantes para a desativação dos leitos. “Pela epidemiologia do município você ver uma queda extremamente significativa nos números, principalmente se compararmos com o mês de maio, que chegamos a ter um total de 68 óbitos em apenas uma semana. Uma queda extrema, também, no número de casos mais graves do coronavírus”, pontua.

Leitos em atividade

Apesar dos leitos desativados, a Prefeitura Municipal ainda manterá 18 leitos para paciente com o novo coronavírus no Hospital Municipal, 10 leitos clínicos e 8 leitos de UTI com respiradores. Além disso, também estarão disponíveis dois leitos de observação. Dentre os 20 leitos disponíveis, apenas nove estão ocupados. 

“Nós tivemos quedas muito grandes de casos de infecção do Covid, como também de pacientes com internações pela doença. Então desses leitos, que eram de Covid, alguns já serão transformados em leitos cirúrgicos, que farão parte da ampliação do Hospital de Maracanaú, com 70 leitos”, destaca o Secretário.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada às 18h39 desta segunda-feira (24), já são 5.337 recuperados da Covid-19 em Maracanaú e já foram realizados 15.095 exames para detecção de infecção pelo vírus Sars-Cov-2, no município. 

 
     

 
   

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados