Tubarão da Barra realizou 17 jogos e tem 12 vitórias e cinco empates
A boa fase do Ferroviário na Série D do Campeonato Brasileiro vem desde o início da competição. O time faz uma campanha arrasadora, seguindo invicto. Ao todo, somando a primeira fase e o mata-mata, o Tubarão da Barra realizou 17 jogos, tendo conquistado 12 vitórias e cinco empates. Os números garantem ao Ferrão a melhor campanha de todas as edições no atual formato, que começou a ser utilizado em 2020.
Em 2020, a CBF adotou mudanças e alterou o formato da fase de grupos. Em 2019, foram 17 grupos de quatro clubes, enquanto no ano seguinte, a quantidade de grupos foi diminuída para oito, com o número de participantes em cada um dobrando.
No primeiro ano do novo formato, a melhor campanha da primeira fase foi do Brasiliense, com 33 pontos ganhos nos 14 jogos iniciais. No entanto, a equipe caiu nas oitavas de final após ser eliminada pelo Mirassol e somou 40 pontos na classificação geral.
Já em 2021, o Castanhal, do Pará, fez 36 pontos na fase inicial, assim como o Ferroviário na atual edição. No entanto, o time paraense, que tinha o volante Willians, ex-Flamengo, em seu elenco, foi eliminado logo na segunda fase depois de sofrer duas derrotas para o Moto Club, do Maranhão.
No ano passado, as melhores campanhas foram do Retrô, de Pernambuco, e, novamente, do Brasiliense. Ambos os clubes fizeram 33 pontos na primeira fase. Porém, a dupla sucumbiu na etapa seguinte.
O Retrô foi eliminado pelo tradicional Santa Cruz, enquanto o Brasiliense perdeu para o Nova Venécia, do Espírito Santo.
POSSIBILIDADE DE TÍTULO INVICTO
Em 2023, o Ferroviário segue imbatível na busca pelo acesso à Série C de 2024. O Peixe tem 41 pontos e pode alcançar os 44 em caso de vitória sobre o Nacional-PB, neste domingo (20), às 17h, no Estádio Presidente Vargas. Além disso, o resultado positivo classifica o Peixe para as quartas de final, o mata-mata decisivo.
Em toda a história da Série D, desde 2009, apenas duas equipes conquistaram o título do campeonato de forma invicta. O Sampaio Corrêa, em 2012, e o Volta Redonda, em 2016. No entanto, o formato da competição era diferente e as equipes realizavam menos jogos do que no atual formato.
O Sampaio Corrêa, comandado por Flávio Araújo, fez 16 partidas e teve 11 vitórias e cinco empates na campanha do título da quarta divisão de 2012.
Já o Volta Redonda também fez as mesmas 16 partidas, mas teve uma vitória a menos. Foram 10 triunfos e seis empates na Série D de 2016.
O Ferroviário é mais um dos clubes que pode seguir o caminho de Sampaio e Volta Redonda, caso mantenha a boa fase e as ótimas atuações dentro da competição. Neste domingo (20), às 17h, o Tubarão enfrenta o Nacional-PB no Estádio Presidente Vargas. Uma vitória classifica o Peixe para o mata-mata decisivo.