Ceará chega ao quinto dia seguido da nova onda de ataques criminosos; PMs de férias são convocados
A frota de ônibus do transporte coletivo foi reduzida em Fortaleza e na Região Metropolitana nesta terça
O quinto dia seguido de ataques criminosos no Ceará teve um clube de tiro e um micro-ônibus incendiados em Caucaia e Pacatuba, respectivamente, na noite desta terça-feira (24). O dia começou com a frota de ônibus reduzida e a convocação de policiais militares de férias. Pelo menos 17 ataques foram registrados nesta terça-feira (24), e 31 pessoas capturadas por suspeitas de envolvimento nas ações, sendo 24 somente nesta terça. As informações sobre o número de detidos foram repassadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).
O governador Camilo Santana afirmou que conversou com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre a necessidade de convocar tropas federais para o Ceará. Além disso, reforçou o policiamento colocando nas ruas policiais que estavam de férias ou que realizam serviços administrativos.
Um caminhão foi incendiado sobre a ponte do Rio Ceará, que liga Fortaleza e Caucaia; e outro no Cais do Porto, onde o motorista ficou ferido. Dois ônibus estacionados em um posto de gasolina, no Bairro Palestina, na cidade de Canindé, e um ônibus abandonado em Ibaretama foram alvo de ataques.
Prejuízo de concessionária pode chegar a R$ 2 milhões
O 5º caso de hoje aconteceu no estacionamento de uma concessionária de veículos na Av. Santos Dumont, no Bairro Papicu, em Fortaleza, nesta manhã. Segundo funcionários, o prejuízo da concessionária pode chegar a R$ 2 milhões.
O pátio onde vários veículos estavam estacionados foi incendiado. A coluna de fumaça foi vista de vários pontos da capital. Ao todo, 16 veículos foram atingidos pelo fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram ao local para apagar as chamas.
Na correria, eles tiraram muitos carros do pátio para o fogo não alastrar.
Ataques anteriores
Somente na segunda-feira (23), foram mais de 20 ocorrências. A polícia informou que ao menos 10 pessoas foram capturadas, oito adultos e dois adolescentes. No fim da tarde desta terça, o governador Camilo Santana declarou em live no Facebook que já são mais de 30 capturados.
Na maioria dos casos, veículos foram incendiados. Entre os alvos estão ônibus do transporte público, caminhões e carros particulares, três veículos da Enel e um da Cagece. Em um juizado especial, uma bomba caseira explodiu.
Quatro vítimas e um suspeito feridos
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas nas ações. o caso mais grave foi o de um motorista de um caminhão que teve queimaduras no braço e na região abdominal quando o veiculo onde ele estava foi incendiado no Cais do Porto.
Outro ferido foi um adolescente suspeito de incendiar dois ônibus em Canindé. Ele teve 70% do corpo queimado e, após detido, foi levado para o Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.
Frota de ônibus reduzida a 75%; vans com 45% apenas
A frota de ônibus do transporte coletivo foi reduzida a 75% em Fortaleza e na Região Metropolitana nesta terça (24), segundo Sindiônibus, Etufor e Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS).
Já as vans circulam com 45% da frota, segundo o presidente do Sindicato das Vans, Célio Rodrigues. As linhas mais atingidas são as que circulam pelo Conjunto Alvorada e Conjunto Palmeiras. As vans que estão circulando não estão fazendo a rota completa em locais mais afastados.
Por medida de segurança, apenas 75% do total de veículos do transporte público está "operando com o acompanhamento e a segurança da Polícia Militar", de acordo com nota conjunta desses dois órgãos e do sindicato.
Para reforçar a segurança nos coletivos e garantir a integridade da população, o comando-feral da Polícia Militar convocou todos os policiais militares de férias e suspendeu os cursos na Academia de Segurança Pública (Aesp).
Todos se apresentaram esta manhã já devidamente uniformizados.
Presos em Iguatu com galões de gasolina
Pelo menos nove pessoas foram capturadas em Iguatu na tarde desta terça-feira (24) suspeitas de envolvimento nos crimes. Segundo o Delegado Regional de Iguatu, Marcos Sandro Lira, eles seriam membros de uma facção criminosa que atua na região e estavam se preparando para atacar postos de combustíveis da cidade e de localidades vizinhas.
O delegado também afirmou que há informações de que os suspeitos planejavam tocar fogo na garagem da Delegacia Regional do Iguatu.
Com o grupo foram encontrados coquetéis molotov e galões de gasolina.
Eles devem responder por tentativa de incêndio, associação criminosa e tráfico de drogas, já que na casa onde foram capturados uma quantidade de maconha e dinheiro proveniente do tráfico foram encontrados, disse Lira.
Clube de tiro
O Clube Cearense de Tiro Defensivo foi incendiado por criminosos no bairro Guajiru, em Caucaia, na noite desta terça-feira (24). O ataque aconteceu por volta das 23 horas.
De acordo com os agentes, criminosos tiveram acesso ao clube através de um terreno baldio na parte de trás do terreno e atearam fogo em uma muralha de pneus, onde funcionava os stands de tiro.O incêndio no local é de grandes proporções e conta com quatro guarnições, com cerca de 40 bombeiros, fazendo o combate as chamas.
Durante a ocorrência, uma viatura precisou abastecer em um hidrante na estrada do Icaraí, mas os bombeiros foram impedidos por criminosos, que os ameaçaram.
Sedundo um dos agentes, a polícia foi acionada e a Força Tática do 12º Batalhão de Caucaia escoltou a viatura para que ela pudesse ser abastecida.
Micro-ônibus incendiado em Pacatuba
Um micro-ônibus usado no transporte alternativo de passageiros foi incendiado dentro do estacionamento de um posto de saúde no Bairro Pavuna, em Pacatuba, na noite desta terça-feira (24). O caso aconteceu por volta das 23h10.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e conseguiu apagar as chamas.O veículo ficou destruído.
Os suspeitos de atearem fogo no veículo fugiram e não foram identificados.
Supermercado
Câmeras de segurança registraram o momento que um grupo colocou fogo na fachada de um supermercado na Avenida Engenheiro Santana Júnior, no Bairro Papicu, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (24), por volta das 23h30.
As imagens mostram um grupo jogando um líquido na fachada do estabelecimento, em seguida um dos suspeitos acende o fogo, que rapidamente se espalha. As chamas chegam a atingir o pé de um dos criminosos. O grupo fugiu.
O fogo foi apagado por funcionários que estavam dentro do supermercado. O local estava fechado no momento do ataque.
Ataque frustrado no Jóquei Clube
Um grupo que tentou depredar um ônibus foi impedido de realizar o ataque por policiais que estavam dentro do veículo ônibus no cruzamento da Rua Aluísio Azevedo com a Rua Silvei Filho, no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. Segundo a polícia, uma mulher deu sinal para o coletivo que faz a linha Jóquei-Bonsucesso. Quando o veículo parou no ponto, ela e seis suspeitos que estavam escondidos jogaram pedras no veículo e ameaçaram incendiá-lo. Houve correria no local e apenas a mulher foi capturada e encaminhada para a delegacia.
Ataques confirmados
5º DIA - Terça-feira (24)
Total de ataques: 16
- Van no Canindezinho
- Caminhão de lixo no Bairro Varjota
- Ônibus de transporte urbano incendiado no Bairro Cidade Nova
- Caminhão de lixo queimado no Bairro Vila Velha III
- Estacionamento de concessionária de veículos na Av. Santos Dumont
- Caminhão incendiado no Cais do Porto, em Fortaleza. Motorista ficou ferido
- Caminhão de carga incendiado sobre a ponte do Rio Ceará, que liga Fortaleza a Caucaia
- Dois ônibus estacionados em um posto de gasolina, no Bairro Palestina, na cidade de Canindé, incendiados
- Ônibus abandonado incendiado em estacionamento de um Posto de Combustível em Ibaretama
- Ônibus da linha Conjunto São Bernardo, na rua Pedro de Alcântara e Silva com rua Bela Vista
- Van incendiada na Avenida 9, no Planalto Mondubim
- Caminhão incendiado no Conjunto Maria Tomásia, no Jangurussu
- Incêndio a um ecoponto no Bairro Vila Velha, em Fortaleza
- Incêndio em um clube de tiro no Bairro Guajiru, em Caucaia
- Micro-ônibus incendiado no Bairro Pavuna, em Pacatuba
- Grupo incendeia fachada de supermercado no Bairro Papicu, em Fortaleza.
- três pessoas jogaram um coquetel molotov no Fórum de Várzea Alegre
4º DIA - Segunda (23)
Total de ataques: 17
- Carro Enel incendiado no bairro Conjunto Esperança
- Ônibus incendiado Alameda das Palmeiras, bairro Ancuri
- Ônibus incendiado no campo conhecido como "Seu Pedro", no bairro Aracapé
- Ônibus escolar incendiado em Paracuru
- Carro Enel incendiado no Jangurussu
- Carro da Cagece incendiado no bairro Presidente Vargas
- Ônibus de empresa privada incendiado no Canindezinho
- Topique incendiada na Rua Verde, Sítio São João (motorista teve a perna ferida)
- Carro de empresa de internet incendiado no Planalto Ayrton Senna
- Topique incendiada Vila Velha
- Micro-ônibus da linha Mondubim incendiado
- Ônibus de empresa privada incendiado na ponte sobre o Rio Ceará
- Ônibus incendiado em Iparana, em Caucaia
- Juizado Especial Cível e Criminal do Vila Velha sofreu a explosão de uma bomba caseira
- Dois caminhões incendiados em Maracanaú
- Caminhão incendiado no pátio da sub-prefeitura de Pacatuba
- Cinco veículos estacionados na garagem da prefeitura do município de Jucás incendiados
3º DIA - Domingo (22)
Total de ataques: 06
- Três caminhões incendiados na BR-116 no bairro Ancuri, em Fortaleza
- Posto de combustíveis em Quixadá sofre tentativa de incêndio
- Caminhão com carga de papel higiênico incendiado em Maracanaú
- Caminhão incendiado na Cidade 2000
- Loja de veículos atacada na Av. Godofredo Maciel, na Maraponga
- Carro da Enel incendiado em Quixadá
2º DIA - Sábado (21/9)
Total de ataques: 02
- Técnicos são alvos de tiros durante manutenção em torre de telefonia no bairro Messejana
- Caminhão de frios incendiado na Rua das Adenanteras, na Cidade 2000
1º DIA - Sexta-feira (20/9)
Total de ataques: 01
- Caminhão é levado de Quixadá e incendiado em Quixeramobim