Reconhecimento à mestra Dina

Escrito por Redação ,
Representantes da cultura popular cearense recebem homenagem por meio de premiação nacional

Canindé. A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, divulgou, no Diário Oficial da União, a homologação do resultado do Prêmio Culturas Populares Edição de 100 anos de Mazzaropi.

Vaqueira Dina Martins no Santuário Franciscano. Ela preserva a tradição de sua categoria profissional, divulgando a cultura sertaneja no País FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Foram selecionados 170 projetos de reconhecimento a Mestres da Cultura popular, entre eles, o da mestra Dina Martins, vaqueira e aboiadora do sertão ceareanse - Canindé, e outros nove projetos contemplando In Memoriam pelo trabalho realizado por mestres já falecidos, como o poeta e repentista nordestino, Patativa do Assaré.

Além destas categorias, também foram classificados, 55 grupos formais de Cultura Popular em todo País e 155 grupos informais. Dentre eles o grupo de reisado Mestre Nel Ramos, do Assentamento de Ipueira da Vaca, em Canindé.

O Prêmio Culturas Populares foi instituído pelo Ministério da Cultura no ano de 2007, como forma de reconhecer e fortalecer a atuação exemplar de Mestres, Grupos e Comunidades praticantes de expressões da cultura popular do País.

Abrange um amplo leque de expressões da cultura brasileira, que vão desde práticas religiosas, rituais e festas populares, mitos, narrativas orais, medicina popular, alimentação e culinária, grafismos, danças e outros.

Com o reconhecimento do Ministério da Cultura pelo trabalho desenvolvido em prol da valorização da cultura sertaneja, desenvolvido pela Mestra Dina, e pelo resgate da tradição desempenhado pelo grupo de reisado infantil Nel Ramos, Canindé sente-se orgulhoso de ter ações desenvolvidas pela comunidade que se projetam em nível nacional. Dina Martins irá à Espanha, conhecer de perto um esporte tradicional do país, as touradas. "Sinto-me feliz por tudo isso. Tenho procurado, a cada dia, fazer minha parte e, enquanto vida estiver, farei tudo para manter viva a cultura popular, uma página viva de nossa história´´, salienta Dina Martins.

Além dessas homenagens, durante a Copa 2014, a Austrália irá conhecer a história da mestra Dina. O canal aberto da TV australiana ASBS (Special Bradcasting Service) está visitando o Brasil para mostrar personalidades que contribuem para o crescimento sociocultural do País. Para o diretor do Programa This is Brasil, David Pters, o projeto tem como finalidade entrevistar personalidades brasileiras ligadas ao mundo esportivo e também cultural, com o intuito de enriquecer o trabalho.

Em Canindé, foram mais de oito horas de gravação sob uma temperatura de 37 graus, na Fazenda Sossego, do empresário João Paulo, que cedeu gratuitamente o espaço para que fossem feitas as tomadas de imagens.

"O João Paulo foi de uma delicadeza tamanha. Ele nos cedeu cavalos, gado e até vaqueiro para que tudo desse certo", diz Dina Martins, que percorreu vários trechos da Fazenda montada em um cavalo, vestida bem ao estilo do vaqueiro, que pega boi na mata com valentia.

O programa da TV australiana irá mostrar mais sobre a cultura do Brasil. "Isso é Brasil é um programa de culinária e estilo de vida da SBS, programado para ir ao ar durante a preparação para a Copa do Mundo do Brasil em 2014", explica a apresentadora Fernanda de Paula, brasileira de Minas Gerais, e que mora na Austrália há mais de 20 anos.

Na opinião do secretário de Cultura de Canindé, Jander Silva, o reconhecimento feito a Dina Martins fortalece os costumes populares e resgata uma história de força e coragem do vaqueiro.

"Estamos trabalhando no sentido de descobrirmos novas Dinas. O Sertão não pode viver sem o vaqueiro e nem Canindé sem a presença da Dina", reconhece Jander.

A Câmara Municipal irá realizar uma Sessão Especial para prestar homenagem à Mestra da Cultura, Dina Martins. O presidente Pedro Mirialdo, disse que o reconhecimento do governo federal pelo trabalho dessa heroína coloca Canindé no cenário cultural de forma positiva. "Quantas cidades brasileiras não queriam ter em seu meio uma figura tão importante, quanto Dina Martins. Por isso, iremos realizar uma sessão para reconhecer o seu trabalho´.

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR