Canindé já recebe milhares de turistas para Missa do Galo

Milhares de romeiros aproveitam a data para pagar promessas e assistirem à Missa do Galo

Escrito por Antonio Carlos Alves ,

A cidade de Canindé, conhecida nacionalmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas, já recebe um grande número de devotos de São Francisco, o idealizador da lapinha de Natal.

No santuário, estão acontecendo missas de hora em hora. Entretanto, a expectativa maior é pela realização da tradicional "Missa do Galo", que será presidida pelo pároco e reitor frei João Amilton dos Santos, às 23 horas, na Praça do Romeiro que completa 33 anos, coincidentemente a idade de Jesus Cristo.

Um forte esquema de segurança foi montado para garantir a tranquilidade dos visitantes. A Prefeitura liberou os espaços para vendas de todo tipo de produtos. A Cidade se tornou um verdadeiro comércio ambulante. A expectativa das autoridades religiosas é de que visitam a terra da fé 300 mil pessoas nessa véspera e noite do Natal.

De longe, tangidos pela fé, de todos os lugares chegam devotos a Canindé. Tudo para ficar perto de São Francisco. A maioria vem pagar suas promessas junto ao santo.

Passar o Natal ao lado do protetor dos pobres é o objetivo dos religiosos. Maria dos Anjos da Silva, 56 anos, veio da cidade de Pio IX, no Piauí, para pagar uma promessa de sua filha, que passou no vestibular para Direito.

Ela veio vestida de marrom. Roupa muito usada por São Francisco quando em vida. "Estamos cumprindo o que nós prometemos a São Francisco. Minha filha está morando em Pernambuco, onde estuda e trabalha", disse emocionada a devota.